Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-09-2010

Explosão de carro-bomba mata pelo menos 16 no sul da Rússia
Grupos islâmicos e separatistas estariam disputando controle da região.
Explosão de carro-bomba mata pelo menos 16 no sul da Rússia
Foto: www.maratimba.com



Pelo menos 16 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas na aparente explosão de um carro-bomba no sul da Rússia nesta quinta-feira.

A explosão ocorreu em um mercado movimentado da cidade de Vladikavkaz, capital da Ossétia do Norte, uma república autônoma da Federação Russa na região do Cáucaso.

Autoridades da região disseram que o ataque foi realizado por um suicida.

O incidente danificou prédios e veículos próximos. A polícia evacuou a área devido ao temor de mais explosões.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que fará tudo o que for possível para capturar os responsáveis pelo ataque, a quem chamou de "monstros".

isputa

O governo federal russo enviou um avião de Moscou com medicamentos que também levará feridos à capital.

O correspondente da BBC em Moscou Richard Galpin disse que este foi um dos atentados mais sangrentos já registrados na região, que é marcada por ataques de grupos separatistas e islâmicos.

Um ataque suicida na vizinho república do Daguestão matou soldados russos no final de semana.

Especialistas dizem que o novo atentado ocorre no momento uma disputa pela liderança de grupos islâmicos no norte do Cáucaso, e alguns grupos tentam mostrar que são capazes de ataques mais poderosos.

A Ossétia do Norte faz fronteira com a volátil região da Ingushétia, próxima à Chechênia, e com a Ossétia do Sul, que foi palco de uma breve guerra entre a Rússia e a Geórgia em 2008.

Em setembro de 2004, a Ossétia do Norte foi palco do incidente conhecido como "Massacre de Beslan", no qual rebeldes chechenos invadiram uma escola e fizeram reféns, centenas dos quais terminaram mortos quando forças russas invadiram o local. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir