Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-09-2010

Municípios do sul querem Consórcio de Desenvolvimento
A idéia da criação de um consórcio para planejar o desenvolvimento regional surgiu em razão dos diversos empreendimentos econômicos com implantação prevista para a região nos próximos anos.
Municípios do sul querem Consórcio de Desenvolvimento
Foto: Reunião de deliberação da criação do Consórcio



Os municípios sul capixabas de Marataízes e Presidente Kennedy e o do norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, estudam a criação de um consórcio regional com a finalidade de analisar e propor ações conjuntas que visem o desenvolvimento integrado destes municípios.

A idéia da criação de um consórcio para planejar o desenvolvimento regional surgiu em razão dos diversos empreendimentos econômicos com implantação prevista para a região nos próximos anos.

Nesta sexta-feira (10/09) ocorreu em Marataízes a segunda reunião técnica para a deliberação das diretrizes básicas para a criação deste consórcio, que além da participação de secretários e técnicos dos municípios interessados, contou ainda com a participação da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), e da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento do Espírito Santo.

Conforme a sub-Secretária Estadual de Economia e Planejamento, Ana Marques, os três municípios juntos possuem uma população próxima a 100 mil habitantes e há estudos que indicam que o potencial de oferta de empregos nos próximos anos nessa região se equipare ao número populacional, fator que para a secretária, por si só, já justifica o esforço que os municípios estão fazendo para adequar seus planejamentos a esta nova realidade.

Já Cristina Santos da Aderes, se prontificou a disponibilizar aos municípios ferramentas de geoprocessamento que possibilitarão a estes, por exemplo, digitalizar seus mapas e cruzar dados jurídicos e técnicos, tais como os referentes às divisões administrativas municipais, objetivando facilitar a verificação das ocorrências de conflitos de ordenamentos, tais como, por exemplo, a existência de uma área de proteção ambiental em um dos municípios fazendo divisa com uma zona de expansão industrial de outro, fator que poderia inviabilizar a implantação de certas atividades.

Traçadas as diretrizes iniciais e identificados os interesses comuns, o próximo passo será a realização de uma reunião entre os três prefeitos, para que em conjunto assinem um protocolo de intenções, instrumento inicial para a criação do consórcio regional de desenvolvimento.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir