Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-09-2010

Prefeitos de Marataízes e Itabapoana debatem novos rumos
O encontro é mais um passo rumo à criação de um Consórcio Regional de Desenvolvimento.
Prefeitos de Marataízes e Itabapoana debatem novos rumos
Foto: Prefeitos Dr. Jander Vidal e Carlos Alberto



Os Prefeitos de Marataízes - ES e São Francisco de Itabapoana - RJ, Dr. Jander Nunes Vidal e Carlos Alberto Silva de Azevedo, respectivamente, reuniram-se nas dependências do Camping do Siri, em Marataízes, para discutir as novas realidades que se apresentam face aos empreendimentos em implantação na região.

O encontro é mais um passo rumo à criação de um Consórcio Regional de Desenvolvimento que terá por objetivo ordenar, dentre outros pontos, as divisões territoriais dos municípios envolvidos, de forma a evitar o choque da existência de áreas fronteiriças ou próximas com regimes de ocupação conflitantes.

Ambos os prefeitos são favoráveis as implantações desses empreendimentos econômicos, mas entendem que junto com estes virão benefícios e também prejuízos, de forma que o Consórcio Regional seria um fórum adequado para discutir e dirimir tais questões.

Durante o encontro, os prefeitos discutiram o atual processo de Licenciamento do Terminal Marítimo da Ferrous e destacaram o fato de ambos os municípios fazerem parte da área de influência direta do empreendimento, mas que ainda assim não teriam sido formalmente informados e nem consultados sobre tal processo.

Diante de tal situação, Dr. Jander e Carlos Alberto pactuaram que ambas as prefeituras, num primeiro momento, requereriam ao IBAMA a realização de Audiência Pública, uma em cada município.

Nesse sentido, a Prefeitura de Marataízes, protocolou na tarde da última terça feira (14/09) na Superintendência do IBAMA em Vitória, ofício requerendo a realização da Audiência Pública em Marataízes.

Por outro lado, técnicos de Marataízes, São Francisco de Itabapoana e Presidente Kennedy, participarão na tarde dessa quinta feira (15/09) em Presidente Kennedy, de uma reunião conjunta com a participação de representantes do IBAMA e da Ferrous, com o fim de iniciar a participação destes municípios na discussão do Estudo de Impacto Ambiental realizado.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir