Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-09-2010

O Avanço Econômico e a Consolidação da Importância da Contab

O Avanço Econômico e a Consolidação da Importância da Contab
Foto:

O agir humano nos mais diversos ambientes sociais ao longo da história da humanidade tem sido o responsável pelas transformações sociais, culturais e econômicas que marcam cada época. Para entendermos as peculiaridades de cada uma delas é necessário lançarmos mão dos diversos conhecimentos adquiridos pelo homem, os quais, em sua maioria foram organizados e deram origem às inúmeras ciências que não param de nos proporcionar novidades e nos remetem à certeza de vivermos no mundo moderno.

A contabilidade é a ciência que se propõe a identificar, mensurar, registrar e demonstrar os fatos que interferem no patrimônio das organizações. Através dessa sua missão ela revela as circunstâncias que permeiam o comportamento da evolução ou involução da riqueza no seio da sociedade, firmando-se assim como uma ciência social.

Ao debruçar-se sobre as informações históricas que se deram no interior das empresas para compreender as causas do seu resultado econômico a contabilidade classifica numa linha temporal os fatores relevantes que contribuíram para tal e ainda consegue elaborar planos estratégicos que permitam o alcance dos objetivos das organizações.

O fato das informações contábeis serem muito mais valorizadas nos países desenvolvidos leva alguns estudiosos a afirmarem que a importância da contabilidade varia proporcionalmente ao desenvolvimento econômico.

Essa via de entendimento explica o aumento da demanda por profissionais contábeis no Brasil nas últimas décadas. Desde o milagre econômico dos anos 70 que os então "guarda livros" foram alçados ao posto de profissionais de fundamental imporância para a sobrevivência das empresas. Se estamos num país em franco desenvolvimento podemos crer que nossa profissão permancerá em plena expansão, uma vez que a existência de atividades econômicas leva à geração de riquezas, que por sua vez movimentam o patrimônio das aziendas. Se há patrimônio, a contabilidade se faz imprescindível.
Não há sucesso dos empreendimentos sem um planejamento estratégico eficiente. Só é possível planejar tomando por base as informações econômico-financeira-sociais disponibilizadas pela contabilidade para que os gestores tomem as decisões certas.

A Contabilidade Gerencial é capaz de fornecer aos empresários informações que possibilitam conhecer seu negócio de maneira mais ampla possível de forma que ele possa medir as conseqüência de cada ato de sua gestão frente á concorrência voraz. Seja qual for o porte da empresa, micro, pequena, média ou grande, todas as suas decisões, independente de visar lucro (afinal, as empresas sem fins lucrativos também possuem patrimônio, logo necessitam de uma contabilidade eficiente) devem coadunar num constante crescimento de sua atividade principal e isso só é possível com a profissionalização da administração do negócio, ou seja, abandonando o empirismo e implantando uma política gerencial de qualidade técnica calçada numa assessoria contábil que possa anular o despreparo da maioria dos empresários para a modernização de seu negócio.


O desenvolvimento da economia tem forjado empresários mais competentes e dispostos a assumirem riscos. Em contrapartida a rápida evolução técnico-profissional dos contadores e os mais recentes esforços de adaptação da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, sob a orientação do Comitê de Pronunciamento Contábil tem suscitado a maior capacitação desses profissionais para assumirem maiores responsabilidades com um senso crítico cada vez mais apurado para amoldar-se à maior dependência de sua informações por parte de seus usuários.


As áreas de atuação do contador são especificadas pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 560 de 28 de outubro de 1983 como Contador Empregado desenvolvendo atividades de planejamento tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custos, contador gerencial e cargos administrativos; Contador Empresário ou Independente nas funções de auditor independente, consultor, empresário contábil e perito contábil; Contador no Ensino nas atividades como professor, pesquisador, escritor, parecerista e conferencista; Contador nos Órgãos Públicos nas atividades de contador público, auditor fiscal e Tribunais de Contas.

Mudanças de consciência também tem sido percebidas na relação entre cidadãos e administradores públicos. Cada vez é maior a exigência de prestação de contas á sociedade dos resultados alcançados pelos planos estabelecidos nos orçamentos públicos que visam atender a maior diversidade de necessidades da população. A contabilidade pública através de seus indicadores de desempenho, controle de custos e outras ferramentas gerenciais coloca em prática a Accountabyliti, conhecida como a contabilidade por responsabilidade, quer dizer, aquela vertente da ciência que se esmera na constante obrigação de prestar contas dos resultados obtidos pelos esforços envidados no âmago da organização.

Se partirmos da premissa de que o nosso estado do Espírito Santo se encontra num esplendor econômico cada vez mais promissor, não seria falacioso reconhecer a valiosidade da participação dos contadores nesse processo desenvolvimentista que testemunhamos. Polos regionais onde o crescimento econômico tem provocado profundas transformações econômico-sociais, dentre eles a nossa região Centro-Sul, tem se revertido em nichos de mercado bastante atrativos para os contadores construírem carreiras bem sucedidas. Cabe á categoria aceitar o desafio.

(O autor é graduado em filosofia e ciências contábeis, especialista em Controle da Administração Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Contabilidade e Auditoria Pública pelo Centro Universitário de Vila Velha e mestrando profissional em ciências contábeis – linha de pesquisa em contabilidade gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças).



    Fonte: Escrito por Rubens César Baptista de Almeida
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir