Categoria Politica  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Sarkozy vai levar a crise dos ciganos com a UE à cúpula euro
A França considerou nesta quarta-feira inaceitáveis as declarações de uma comissária europeia
Sarkozy vai levar a crise dos ciganos com a UE à cúpula euro

Deborah Pasmantier

PARIS — A França considerou nesta quarta-feira inaceitáveis as declarações de uma comissária europeia que comparou a política francesa de expulsão de ciganos com as deportações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente Nicolas Sarkozy se declarou escandalizado e, falando aos senadores de seu partido sobre a crise desatada entre Paris e Bruxelas, afirmou que explicará sua posição nesta quinta-feira, em Bruxelas, diante de seus colegas europeus.

Além disso, Sarkozy sugeriu que a comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, deveria receber os ciganos em Luxemburgo, seu país natal, conforme indicaram os senadores da maioria de direita ao final de um almoço com o chefe de Estado.

"Ele disse que não se fez mais que aplicar os regulamentos europeus, as leis francesas e que não há absolutamente nada para reprovar a França na questão, mas que se os luxemburgueses quiserem recebê-los (os ciganos), não tem problema", indicou um senador da UMP, Bruno Sido.

As afirmações consideradas "mal intencionadas" pelo ministro luxemburguês das Relações Exteriores, Jean Asselborn, que lembrou que Viviane Reding "não falava como luxemburguesa, mas como comissária de Justiça".

Fonte:
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir