Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 15-09-2010

Vaticano cobra ingressos para financiar visita do Papa
Missas com ingressos pagos, camisetas com a imagem do Papa e at� bon�s de beisebol
Vaticano cobra ingressos para financiar visita do Papa
Foto: AFP

Loic Vennin

LONDRES � Missas com ingressos pagos, camisetas com a imagem do Papa e at� bon�s de beisebol: a Igreja cat�lica colocou em andamento sua m�quina de marketing para de financiar a visita de Bento XVI ao Reino Unido diante das retic�ncias do contribuinte brit�nico em bancar as despesas.

A Igreja cat�lica inglesa classifica esses pagamentos como "contribui��es econ�micas", mas para a imprensa brit�nica s�o simplesmente uma venda de ingressos, algo sem precedentes. Os fieis dever�o desembolsar at� 25 libras (30 euros, 38 d�lares) para ver a missa de domingo, em Birmingham (centro de Inglaterra), 20 pela de quinta-feira, em Glasgow (Esc�cia), e 5 por uma vig�lia no s�bado, em Londres.

"Estas contribui��es s� cobrem os custos de seguran�a e de transporte dos peregrinos at� os locais dos atos", explicou o presidente da confer�ncia episcopal da Inglaterra e Gales, Vincent Nichols.

"Mas n�o se trata de um pagamento para assistir a missa", enfatizou, destacando que, com sua "contribui��o", os fieis receber�o o chamado "kit do peregrino", uma bolsa que conter� um CD e um postal comemorativos.

O clero cat�lico ingl�s participa o m�ximo poss�vel no financiamento da visita de Bento XVI para n�o ferir a suscetibilidade dos brit�nicos, muito reticentes em meter a m�o no bolso.

Tr�s em cada quatro brit�nicos acham que o contribuinte n�o deve pagar pela visita, segundo pesquisa recente. Apenas 10% dos brit�nicos se declaram cat�licos.

O custo do deslocamento continua causando pol�mica. Segundo cifras oficiais, a fatura final ficar� perto dos 20 milh�es de libras (24 milh�es de euros, 30 milh�es de d�lares). Nestes tempos de austeridade or�ament�ria, o governo s� assumir� entre 10 e 12 milh�es de libras (12-14 milh�es de euros, 15-18 milh�es de d�lares)

A Igreja cat�lica local tem que conseguir entre 9 e 10 milh�es de libras, informou recentemente monsenhor Nichols, seis dos quais foram arrecadados durante uma campanha especial de donativos para a visita.

Para o resto, o clero conta com as "contribui��es financeiras" para eventos p�blicos, assim como seu poderoso merchandising.

Os fieis poder�o escolher entre uma grande variedade de souvenires: de um chaveiro de cinco libras (6 euros, 8 d�lares) at� a medalha de ouro oficial da visita a 775 libras (930 euros, 1.195 d�lares), passando pela camiseta quase ao estilo roqueiro com a imagem de Bento XVI erguendo os bra�os, a 18 libras (21 euros, 28 d�lares).

O programa comemorativo da visita custa apenas 10 libras.

Vaticano cobra ingressos para financiar visita do Papa ao Reino Unido

Missas com ingressos pagos, camisetas com a imagem do Papa e at� bon�s de beisebol


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir