Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-09-2010

Lula "praticamente descarta" ida à Assembleia da ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticamente descartou participar da Assembleia Geral da ONU
Lula
Foto: EPA

Brasília, 15 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticamente descartou participar da Assembleia Geral da ONU, disseram fontes oficiais nesta quarta-feira à Agência Efe. A eventual ausência teria as eleições presidenciais de 3 de outubro como explicação.

"A princípio, Lula não irá, mas ainda é possível que haja uma mudança de planos na última hora", declarou um porta-voz do Palácio do Planalto.

Desde que chegou ao poder, em janeiro de 2003, Lula participou de todas as assembleias da ONU, ou seja, sua primeira ausência seria justamente na última sessão em que poderia estar presente, já que entregará o poder em 1º de janeiro.

Aparentemente, a decisão de Lula está associada à sua participação na campanha da candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff.

"A agenda interna muitas vezes se impõe", disseram as fontes consultadas pela Efe, embora não confirmem que a campanha é a motivação de sua decisão.

De acordo com as pesquisas, a candidata do PT tem boas chances de vencer as eleições de 3 de outubro já no primeiro turno. Para isso, é preciso que Dilma consiga mais de 50% dos votos válidos.

Durante as últimas semanas, Lula suspendeu toda a sua agenda no exterior e tem viajado pelo Brasil, em excursões que combinam compromissos de Governo com sua participação em comícios pró-Dilma.

Se a ausência de Lula for confirmada, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, abrirá o debate da Assembleia Geral da ONU, tarefa que seria responsabilidade do presidente brasileiro.

Lula "praticamente descarta" ida à Assembleia da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticamente descartou participar da Assembleia Geral da ONU


Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir