Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-09-2010

Ban Ki-moon apoia impostos para financiar o desenvolvimento
O secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que apoia o "financiamento inovador"
Ban Ki-moon apoia impostos para financiar o desenvolvimento
Foto: AFP

NOVA YORK � O secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que apoia o "financiamento inovador" como a cria��o de impostos sobre as passagens a�reas com o objetivo de financiar programas mundiais de sa�de ou de combate � pobreza, em uma entrevista � AFP.

A poucos dias de uma reuni�o de c�pula sobre as metas do mil�nio, Ban afirmou que as tarifas e impostos adicionais, como por exemplo sobre as passagens de avi�o ou as transa��es financeiras, s�o ideias que devem ser exploradas pelos pa�ses que integram a ONU.

A reuni�o acontecer� em Nova York dentro da Assembleia Geral anual das Na��es Unidas.

Ban Ki-moon destacou que ser�o necess�rios mais de 100 bilh�es de d�lares nos pr�ximos cinco anos para alcan�ar as oito metas de desenvolvimento at� 2015, como foi acordado na reuni�o de c�pula do mil�nio do ano 2000 e que no momento est�o atrasadas.

"Precisamos mobilizar uma enorme quantia de dinheiro. Os Estados membros t�m discutido v�rias fontes de financiamento, incluindo o financiamento inovador", disse Ban na entrevista.

"Uma ideia � impor uma taxa sobre as passagens a�reas. Muitos pa�ses j� implementam a medida".

Ele recordou que quando era chanceler da Coreia do Sul promoveu e defendeu a iniciativa, conseguindo a aprova��o na Assembleia Nacional. O dinheiro � utilizado para financiar o desenvolvimento.

"Espero que este tipo de ideia inovadora possa ser explorada e discutida com maior profundidade pelos Estados membros".

Ban acrescentou que a Fran�a � a "campe�" do financiamento inovador. O ex-presidente Jacques Chirac adotou um imposto sobre as passagens a�reas e o atual presidente Nicolas Sarkozy prop�s uma taxa similar para as transa��es financeiras. Noruega, Brasil e outros pa�ses j� manifestaram apoio � medida.

Mas os Estados Unidos lideram um bloco de pa�ses contr�rios � ideia

Ban Ki-moon apoia impostos para financiar o desenvolvimento

O secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que apoia o "financiamento inovador"


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir