Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2010

Artesanato faz sucesso em Itapemirim
Com o nome sugestivo de "Mulheres da Guanandy", aprimoraram o designer das bolsas com a ajuda do SEBRAE
Artesanato faz sucesso em Itapemirim
Foto: JR Brumana

Organizar a comunidade e potencializar o que existe de melhor em sua comunidade é o caminho para todo administrador público. Incentivar a busca de geração de trabalho e renda a partir de uma realidade concreta, foi o que iniciou a cerca de cinco anos a prefeitura de Itapemirim, através da diretoria de turismo com as artesãs da comunidade do Gomes, em Itapemirim, que passaram a usar a fibra do coqueiro e sementes da região para confeccionar lindas bolsas e utensílios domésticos.

Com o nome sugestivo de "Mulheres da Guanandy", aprimoraram o designer com a ajuda do SEBRAE. Usando as exposições e feiras como marketing na divulgação, fazem sucesso em todas as feiras e exposições que participam pelo país. As artesãs incentivaram outros grupos como Trama das comunidades pesqueiras de Itaipava e Itaóca, que além de cipó e taboa usam a fibra da bananeira para confeccionar seus artesanatos que já são conhecidos pela beleza e leveza de seus produtos.

Uma das maiores incentivadoras e propagadora dos produtos dessas artesãs é a prefeita Norma Ayub que só usa bolsas criadas na região. A prefeita diz que nos eventos onde participa sempre é indagada sobre a procedência da bolsa e fala com orgulho que são das artesãs que por acaso são do município onde administra e através de projetos e incentivos conseguiu resgatar a riqueza do artesanato itapemirinense.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir