Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-09-2010

ENTREVISTA: FLÁVIA SAVARY - ESCRITORA
A escritora e ilustradora Flávia Savary é uma simpatia de pessoa. Conversamos com ela sobre o lançamento do livro “Sangue de dragão”.
ENTREVISTA: FLÁVIA SAVARY - ESCRITORA
O roque da cigarra - Flávia Savary

A escritora e ilustradora Flávia Savary é uma simpatia de pessoa. Conversamos com ela sobre o lançamento do livro "Sangue de dragão". Saiba mais sobre a autora em seu site pessoal: http://www.flaviasavary.com/

Leonardo "Salo": Fale um pouco sobre seu livro "Sangue de dragão" :

Flávia Savary: É uma peça sobre um amor impossível, mas não tem gente nessa peça, todos os personagens são elementos. Temos na história o amor do filho da água pela filha do fogo, um amor impossível, né? Imagine ela toda "caliente", toda temperamental e ele todo sereno, romântico… Era um amor que aparentemente tinha tudo para dar errado, mas acontece que simplesmente eles não conseguem deixar de se envolver. Bom, eu não vou contar o final da história (risos), você está pensando que eu vou contar, mas não vou, comprem o livro da Editora FTD. Mas posso dizer final é triste e feliz ao mesmo tempo.
Acaba bem, mas não tão bem quanto você está pensando, mas acaba bem dentro do que era possível, foi bem interessante escrever.

É uma abordagem pensada para adolescentes que fazem a montagem no colégio, pensando em toda dificuldade de quem não conhece nada sobre montagem teria para pensar em figurino, marcação, impostação de voz, pré-produção, ação social desta peça, num contexto de inserção dentro da comunidade, enfim… Todas as várias vertentes possíveis. É super
legal, ter esse "making of", ajudando bastante se você não souber nada de teatro. Esta introdução dá uma orientada para você se virar em escolas, quadras, com a galera, enfim; várias possibilidades.

Leonardo "Salo": O que você acha da iniciativa da Editora FTD de lançar como livro o texto do teatro?

Flávia Savary: Eu acho uma maravilha! Graças a Deus, de um tempo pra cá, está voltando essa coisa da produção do texto teatral, que tinha desaparecido. Nós tínhamos a grande Maria Clara Machado, que sou apaixonada, e alguns outros autores, como Ana Maria Machado, Silvia Orthoff, Carlos Augusto Nazareth, etc… Mas eram edições pontuais, daí
de repente, as editoras estão se interessando novamente pela edição do texto de teatro de dramaturgia. Eu fico muito feliz porque era uma leitora voraz de dramaturgia quando era adolescente e de repente isso sumiu! É legal, acho muito interessante, louvável, espero que se expanda para outras editoras.

Leonardo "Salo": O que você pensa em relação ao fim do livro?

Flávia Savary: Eu acho muito difícil a gente prever o futuro, pois ele às vezes dá um olé na gente. Algumas vezes para o bem, outras para o mal. A internet é um espaço que tem suas qualidades, mas não tem um "filtro", como os livros e revistas e jornais, que têm a mediação de um editor, de uma pessoa que preza e preserva a veracidade daquilo que
está sendo colocado, mesmo na ficção. A Internet não tem isso, geralmente qualquer um pode botar um verbete na Wikipédia e pode ser uma mentira que pode então se tornar uma verdade e acabou, passou a ser verdade. A versão oficial.

Leonardo "Salo": Faltam investimentos em bibliotecas?

Flávia Savary: O governo devia apoiar muito a criação de bibliotecas nas cidades, mesmo bibliotecas volantes. Você observa quem não tem o hábito de ler, de pegar um livro em biblioteca. Essas pessoas perguntam: "biblioteca? Não, claro que a internet é muito melhor". Isso é lamentável! Por isso que dou apoio a qualquer âmbito de existência de biblioteca, mesmo volante, ou a maleta de couro no lombo do burro…

Site Oficial Leonardo Salo

Fonte: O Autor
 
Por:  Leonardo Salo    |      Imprimir