Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 23-09-2010

Itapemirim inicia programa de coleta seletiva de resíduo sól
A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável
Itapemirim inicia programa de coleta seletiva de resíduo sól
Foto: Aline Machado

A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável – papel, papelão, vidro, plástico, alumínio –, ganha cada vez mais destaque como alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil de aterros sanitários, assim como para promover uma mudança nos hábitos da população, ampliando a conscientização ecológica e reduzindo o desperdício.

Tendo em vista esses objetivos e em cumprimento as legislações, em especial a Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que responsabiliza os municípios sobre o gerenciamento da coleta seletiva, o Poder Executivo de Itapemirim está implantando o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
Para tal, a administração municipal instituiu através do Decreto Municipal n° 4.716/2010, o Grupo de Gestão de Saneamento Básico, que conduzirá o programa em parceria com os atuais catadores de lixo que atuam no município. O programa prevê a construção de um galpão, devidamente licenciado e equipado, nas proximidades da atual área de transbordo dos lixos coletados no município, em Itaipava. O grupo gestor promoverá cursos específicos de capacitação, para o melhor aproveitamento e comercialização dos resíduos sólidos reaproveitáveis.

O Grupo Gestor informa que outros municípios também interessados em implantar o programa em sua região, podem acessar o site oficial da Prefeitura de Itapemirim, www.itapemirim.es.gov.br e utilizá-lo como referência. As sugestões para melhoria no desempenho do projeto podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] ou ainda pelo número de telefone: (28) 3529 - 6419.


    Fonte: Aline Machado
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir