Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-09-2010

AO PASTOR SILAS MALAFAIA
É público e notório que tenho sérias restrições ao modo com que o senhor trata a religião, tendo, eu, inclusive, já publicado um artigo a respeito no qual fiz duras críticas.
AO PASTOR SILAS MALAFAIA

É público e notório que tenho sérias restrições ao modo com que o senhor trata a religião, tendo, eu, inclusive, já publicado um artigo a respeito no qual fiz duras críticas.

Hoje, 24-09-2010, lendo nota, de sua autoria, no jornal A Tribuna, e, certamente, publicado em diversos jornais pelo Brasil "a dentro", de repúdio à censura e a toda e qualquer restrição à liberdade de expressão, tal e como apregoam ser necessário (a censura e as restrições) setores ligados à candidata Dilma Roussef, não pude deixar de surpreender-me favoravelmente e manifestar uma admiração que não sabia um dia poder vir a ter pelo senhor, Pastor Silas Malafaia.

A estes setores Dilmistas / PeTistas que pretendem amordaçar a liberdade de expressão registro uma frase magistral que encontra-se no livro de David Nasser contra Filinto Muller, "Falta Alguém em Nuremberg", um dos melhores títulos da literatura brasileira: "É fácil querer-se democracia quando se está debaixo. Difícil é praticá-la quando se está de cima".

Pois é, Pastor Silas Malafaia, inicialmente, dou-lhe meus parabéns pela coragem e lucidez. E registro meu agradecimento em nome de todos aqueles que acreditam na democracia e na liberdade de expressão como esteio dessa democracia.

Apesar das restrições existentes, fico feliz que um líder de uma grande igreja deixe claro a todos a sua opinião a respeito de assuntos que envolvem a todos nós (cristãos ou não).

Digo sempre que nosso povo, em sua grande maioria, é burro, boçal e ignorante. E assim é mantido por governos dos mais diversos matizes ideológicos porque é muito mais fácil governar ignorantes.

Por isso, em razão da burrice, boçalidade e ignorância que acomete esse nosso povo, é que manifestações como a do senhor, Pastor Silas Malafaia, assumem importância ímpar no sentido de fazer ver aos menos favorecidos intelectualmente (no sentido de exercitar a inteligência, praticar o conhecimento) que é preciso votar com a razão e não com o coração, é preciso saber quem é a pessoa na qual se votará, suas idéias e ações, seu passado, sua história, seus gestos em relação ao futuro, a realidade de suas promessas, o que pensam e como agem os que a rodeiam e, na verdade, nela mandam.

Registro aqui meus parabéns, também, ao Padre Juliano Ribeiro Almeida que expõe seus pareceres a respeito da vida política de nosso país sem receios, sem mordaças.

Sei que várias pessoas influentes no meio religioso tem se manifestado no sentido de abrir os olhos de seus rebanhos, a todos meus parabéns e obrigado.

Aos que se calam lembro da máxima "para que o mal prevaleça basta que os bons se calem".

Sou ateu, assim como (no bom sentido, é claro) a Dilma Roussef, mas, antes de tudo, sou uma pessoa sensata e bem instruída, que não se esconde no anonimato, que assina o que diz e faz, que assume posições e paga por elas, que sabe discernir, que sabe reconhecer as qualidades dos adversários, no caso, figurativamente adversário, do senhor, Pastor Silas Malafaia.

Mantenho as restrições, caro Pastor Silas Malafaia, mas, agora, as contrabalanço com uma sincera admiração.

Manoel Manhães [email protected]

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir