Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-09-2010

PROFESSORA COM PARALISIA CEREBRAL DÁ LIÇíO DE VIDA
Conheçam esta mulher sensacional que nos dá uma bela lição de vida: a professora e escritora Ana Cristina de Lima Ferreira.
PROFESSORA COM PARALISIA CEREBRAL DÁ LIÇíO DE VIDA

Eu conheci sua história em há alguns anos atrás, quando ganhei de presente um de seus livros, chamado "Transformação". Após ler e reler algumas vezes esta curiosa obra, com o passar do tempo ela acabou ficando quietinha, lá no meio de minha quase insignificante biblioteca particular. Outro dia, entretanto, ao procurar um outro livro, acabei me deparando com esta pequena preciosidade em minha prateleira e de lá pra cá, posso dizer que já o reli por umas duas ou três vezes.

"Transformação" foi editado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e trata-se de uma obra auto-biográfica, onde Ana Cristina mostra sua trajetória de vida, narrando momentos diversos desde sua infância, vivida na cidade de Campos até as últimas batalhas
enfrentadas para conseguir o reconhecimento como professora. Devo dizer entretanto, que a 1ª coisa pela qual o livro chama atenção é pela forma em que foi escrito.

Ana Cristina é portadora de paralisia cerebral e por isso tem dificuldades de fala e de movimentos, mas procurou mostrar neste livro que apesar de todas as dificuldades é preciso acreditar em si mesmo e é também preciso dar oportunidade para que as pessoas possam realmente mostrar do que são capazes.

"Como sou uma pessoa que gosta de estar colaborando com meu próximo, e tenho seqüela de lesão cerebral (paralisia cerebral) consegui concluir a faculdade de pedagogia aos 46 anos de idade, com muita LUTA, mas com muita GARRA, quero ser porta-voz dos meus colegas que têm as mesmas seqüelas, mas que por alguns motivos não conseguem se fazer entender,
sofrendo preconceitos, por exemplo, sendo confundidos com deficientes mentais devido a dificuldades de fala e movimentos involuntários, episódios que vivi e ainda vivo."

No livro, Ana fala de momentos felizes de sua infância em Campos-RJ, conta seus problemas práticos do dia a dia, fala suas dificuldades pessoais, mostra suas poesias (algumas premiadas) e fala sobre tabus e temas "proibidos" como sexualidade. Conta ainda suas aventuras como integrante de um grupo de dança, sobre as incontáveis palestras que ministrou e sobre seu envolvimento ativo com entidades de defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Um caso em particular é citado no livro com bastante destaque. Trata-se de sua luta para ter rsu diploma de 2º grau devidamente reconhecido.

Após a vitória na batalha pelo reconhecimento de seu diploma de 2º grau, você acha que Ana Cristina sossegou? Muito pelo contrário! Sua luta não parou por aí. Após o lançamento deste livro, Ana se dedicou à Faculdade de Pedagogia, conseguindo assim o seu diploma de Nível Superior.

Suas limitações não a impediram de correr atrás dos seus sonhos. Além de ativista, professora, pedagoga, dançarina, escritora e poetisa, Ana Cristina também pinta quadros a óleo, alguns com a mão, e outros com o pé. Segundo suas próprias palavras, Ana "quer divulga através da internet; seu ideal de vida, reforçando sempre de que apesar de tudo,
vale apenas viver!"

Parabéns, Ana! Você é um exemplo raro de como é fundamental acreditarmos em nós mesmos se quisermos conquistar algo nesta vida!

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=votyOP_Ej-0&feature=related

Ana CrisFerreira continua a contar sua história no blog:
http://anclf.spaces.live.com/blog/


Fonte: O Autor
 
Por:  Leonardo Salo    |      Imprimir