Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-09-2010

Lula diz que Obama hoje diria que ele é "o cara do cara"
Presidente destacou aprovação do governo e capitalização da Petrobras. Ele disse que Brasil será autossuficiente em derivados de petróleo em 2014.
Lula diz que Obama hoje diria que ele é
www.g1.globo.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (23), em São Francisco do Conde (BA), que se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viesse ao Brasil e soubesse dos índices de aprovação do governo, diria que ele é "o cara do cara". Em abril de 2009, durante reunião de líderes do G20, na Inglaterra, Obama afirmou que Lula "é o cara" e que o presidente brasileiro é o "político mais popular do mundo".

"Vamos terminar o mandato com mais de 80% de aprovação, de bom e ótimo. Se o Obama soubesse disso e se soubesse que eu com 4ª ano do primário sou o presidente que mais fez universidade e escola técnica, ele ia falar: ‘não é que esse cara é o cara do cara?’", disse Lula durante evento de comemoração dos 60 anos da Refinaria Landulpho Alves.

O presidente afirmou ainda que se o colega norte-americano visitasse a Bahia, tiraria a conclusão de que "o cara" são os baianos. Durante o evento, Lula também elogiou os resultados da capitalização da Petrobras e disse que o fortalecimento da estatal vai garantir investimentos em educação.

"A Petrobras agora tem mais recursos para assumir o papel de operadora soberana da maior reserva de petróleo descoberta nos últimos 30 anos [...] Com essa vitória legamos às gerações futuras uma gigantesca poupança nacional. Com o dinheiro do petróleo vamos investir na formação do nosso povo", afirmou. A União cedeu à estatal o direito de explorar cinco bilhões de barris de petróleo da área do pré-sal. O pagamento pela cessão dos barris foi feito, de forma indireta, com a ampliação da participação do Estado na empresa.

O presidente anunciou ainda, nesta tarde, que até 2014 o Brasil será autossuficente em derivados de Petróleo. "Os planos da Petrobras prevêem que seremos totalmente autossuficientes em derivados em 2014." Segundo Lula, o atual governo "reverteu" o pensamento difundido, segundo ele, na década de 90 de que o Brasil não "tem condições de investir na indústria petrolífera".

"Em 2003, revertemos essa lógica. Demos início a um vigoroso processo de fortalecimento da empresa, cujo capítulo mais recente ocorreu na sexta, na Bovespa. A Petrobras foi protagonista do maior processo de capitalização e se tornou a segunda maior empresa do mundo", destacou.

Fonte: Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir