Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 01-10-2010

Renault apimenta design e traz novas linhas
Nome do elétrico faz trocadilho com a palavra "desejo" em francês. Entre modelos exibidos, só o Fluence tem previsão de chegar ao Brasil.
Renault apimenta design e traz novas linhas
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Já era esperado que para um evento "em casa" a Renault trouxesse um grande carro. E o conceito elétrico DeZir não decepcionou no Salão de Paris. O protótipo exibido nesta 65ª edição da feira é, na verdade, um estudo de estilo, que traz as tendências dos próximos modelos a serem desenvolvidos pela fabricante francesa.

Pelo que foi visto na apresentação em Paris, suas linhas causam impacto. Foram poucas as vezes em que o presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, deixou de ser o centro das atenções do estande da marca. O que é de se surpreender, já que o discurso dele se concentrou na meta da Renault de vender veículos elétricos pelo mesmo preço das versões a combustão.

Sem dúvida, o apelo visual foi o grande investimento da fabricante francesa. Não é à toa o nome do modelo é um trocadilho que mistura a palavra "desejo" (désir, em francês) com a letra "z" de "zero emissão" (zero émission, em francês). Até o catálogo de apresentação do conceito é provocativo, com fotos sensuais que ilustram fortes paixões.

O esportivo DeZir é equipado com um conjunto de baterias de 24 kWh capaz de gerar 150 cavalos de potência. Pesando 830 kg (peso de um modelo compacto), o carro pode chegar aos 100 km/h em 5 segundos. De acordo com a Renault, a autonomia é de 160 km com uma carga de 80%, que pode ser realizada em 20 minutos.

As linhas que representam o recomeço da marca bem que poderiam ser adotadas também pela divisão romena da companhia, a Dacia. É dela que Brasil recebe projetos "quadradões" como o Logan e o Duster, que está para ser lançado no país em breve.




Para o Brasil, somente o Fluence

Entre as novidades da Renault, por enquanto, o mercado brasileiro terá de se contentar em receber apenas a versão a combustão do sedã Fluence, que deverá substituir o Mégane. Nem mesmo o novo Latitude, que também é exibido em Paris, está previsto para o país.

Ghosn citou apenas o México como o próximo mercado que receberá o sedã de 4,89 m de comprimento. Apesar do tamanho, ele não difere muito de seus concorrentes no quesito estética.

Elétrico ZOE entra na política de baixos preços

O executivo brasileiro insistiu mais uma vez na meta de reduzir custos do carro elétrico para que seja acessível a mais pessoas. Desta vez, o discurso foi afinado para o preview do mais novo elétrico da Renault, o ZOE. O modelo será lançado em 2012, mas Ghosn afirma que o protótipo que está no Salão mostra 90% da versão que chegará às lojas. De acordo com a Renault, o modelo tem 4 m de comprimento, rodas de 19 polegadas e 22 kgfm de torque. A velocidade máxima que o carro atinge é de 135 km/h.




Para Ghosn, manter os preços baixos é importante para as vendas proporcionarem escala de produção, o suficiente para justificar os investimentos nos modelos elétricos. Mesmo que isso signifique "alugar"a bateria de íon-lítio – item mais caro deste tipo de veículo – pelo sistema de leasing, como já é feito na França com o Fluence e com a multivan Kangoo na versão ZE (zero emisssão). Eles são vendidos por 26 mil euros (R$ 60 mil) e 20 mil euros (R$ 46 mil), respectivamente. Sem as baterias no pacote, obviamente, o preço cai.

Fonte: Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir