Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-10-2010

Eleições 2010: Eleições 2010 em São Paulo
Eleições 2010: Candidato do PSDB recebeu 30,62% dos votos válidos no estado. Aloysio Nunes já ocupou cargos de ministro e secretário estadual.
Eleições 2010: Eleições 2010 em São Paulo
Foto: camocimterradosol.blogspot.com

Eleições 2010: Ex-secretário em SP, Aloysio Nunes conquista vaga no Senado
Candidato do PSDB recebeu 30,62% dos votos válidos no estado.
Aloysio Nunes já ocupou cargos de ministro e secretário estadual.

O candidato Aloysio Nunes (PSDB) conquistou uma das duas vagas paulistas para o Senado nas eleições deste domingo (3).

Único candidato da chapa "Unidos por São Paulo", após a desistência de Orestes Quércia (PMDB) por causa de um problema de saúde, ele recebeu 30,62% dos votos válidos. O resultado foi divulgado às 20h31 com 91,32% das seções apuradas.

O cargo público mais recente ocupado por Nunes foi secretário Chefe da Casa Civil de São Paulo, durante a gestão de José Serra.

Aloysio Nunes Ferreira Filho nasceu em abril de 1945 em São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. Ele é formado em direito e também cursou ciências sociais, os dois pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o período de ditadura militar, Nunes ficou exilado na França, entre 1968 e 1979, onde fez bacharelado em economia política e mestrado em ciência política pela Universidade de Paris.

O agora senador eleito ocupou diversos cargos públicos. De 1991 a 1994, acumulou as funções de vice-governador de São Paulo e secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos. Aloysio Nunes foi eleito deputado federal em 1994, quando ainda era do PMDB.

Em 1998, ele deixou o partido e se filiou ao PSDB. Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1999 a 2001 e ministro da Justiça em 2001 e 2002, ambos durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Ele também trabalhou como secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo em 2005 e 2006.

Entre as propostas que ele apresentou durante a campanha eleitoral está incentivar a educação profissional e garantir a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Filho de Nice Beolchi e do também político Aloysio Nunes Ferreira, o senador eleito é casado com Gisele Sayeg Ferreira Nunes.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Walter Guilherme, anunciou em coetiva há pouco que pretende ter de 85% a 90% das urnas apuradas até as 24h deste sábado. Segundo Guilherme, essa porcentagem "já dá uma ideia da tendência" do resultado final. De um total de 81.521 urnas no Estado, 265 (ou 0,32%) tiveram problemas e tiveram que ser substiuídas – uma urna manual foi utilizada.

"A votação transcorreu como se esperava", disse Guilherme, que ressaltou a "a larga experiência" da Justiça Eleitoral paulista. De acordo com o presidente do TRE-SP, foram registradas 89 ocorrências, dentre as quais 12 prisões em flagrante por crimes eleitorais.

Foi destacada ainda o que Guilherme classificou como "experiência pioneira" do Estado de São Paulo: o voto de presos provisórios. "É o que manda a Constituição. O TSE baixou uma resolução e nós cumprimos", disse. O presidente do TRE-SP, no entanto ressaltou que "não possível fazer todos os presos provisórios votarem". São Paulo tem um contigente de 50 mil presos provísórios e 5 mil menores na Fundção Casa aptos a votar.

Sobre a contabilização dos votos em candidatos que tiveram candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral – aí inclusos os que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa – Guilherme lembrou que tais votos não compõem o quociente eleitoral. "Aqueles candidatos com o registro indeferido concorrem sub judice", afirmou.

A princípio, esses votos são contabilizados como nulos e, a depender da decisão do Supremo Tribunal Federal, podem ser confirmados depois. "A lição que fica é esta: vamos agilizar o quanto possível os processos envolvendo registros de candidatura", concluiu o presidente do TRE-SP.

Resultado em São Paulo deve ser conhecido até meia-noite, segundo presidente do TRE-SP

Desse total, 43 são candidatos, segundo informou tribunal. Compra de votos foi o principal motivo de prisões, informou TSE.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, até as 16h30 deste domingo (3), 551 pessoas tinham sido presas por crimes eleitorais em todo o país. Desse total, 43 são candidatos.

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, os principais motivos das prisões foram boca de urna, transporte ilegal de eleitores, propaganda irregular e compra de votos.

"A maior parte das irregularidades deveu-se à compra de votos", disse Lewandowski.

Segundo o TSE, o número de ocorrências envolvendo não candidatos chegou a 1 664. Desse total, 508 pessoas foram presas. Entre candidatos, houve 204 ocorrências até as 16h30, que resultaram em 43 prisões. Os dados foram repassados ao TSE pelos tribunais regionais eleitorais.
Eleições 2010 em São Paulo
Eleições 2010: Candidato do PSDB recebeu 30,62% dos votos válidos no estado. Aloysio Nunes já ocupou cargos de ministro e secretário estadual.
Foto: camocimterradosol.blogspot.com

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir