Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-10-2010

Agnelo e Weslian Roriz vão para o segundo turno no Distrito
Agnelo recebeu 48,41% dos votos, e Weslian Roriz, 31,50%. Apuração encerrou às 20h41 deste domingo.
Agnelo e Weslian Roriz vão para o segundo turno no Distrito
Foto: Divulgação

A corrida pelo governo do Distrito Federal vai para o segundo turno, com Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) na disputa.

Todas as urnas estavam apuradas às 20h41 deste domingo (3). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Agnelo recebeu 48,41% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) e Weslian Roriz, 31,50%.

Toninho do PSOL teve 14,25%, Eduardo Brandão (PV), 5,64%, e Rodrigo Dantas (PSTU), 0,20%. Frank (PCB), Ricardo Machado (PCO) e Newton Lins (PSL) apareciam sem votos computados até as 22h29.

Weslian Roriz é mulher do ex-governador Joaquim Roriz. Ela entrou na disputa somente em 24 de setembro, após a renúncia do marido, ameaçado pela Lei da Ficha Limpa.

Agnelo Queiroz, que ultrapassou Joaquim Roriz na liderança das pesquisas eleitorais em meados de agosto, prometeu construir unidades de pronto atendimento em Saúde em todas regiões do DF, além de recuperar hospitais públicos, integrar o sistema de transporte instituindo o bilhete único, e de construir pelo menos 100 mil unidades habitacionais.

Na campanha, ele se aliou a Tadeu Filipelli (PMDB), que já participou do governo de Joaquim Roriz - fato amplamente criticado por oposicionistas.

Já Weslian Roriz prometeu levar adiante as propostas de seu marido, que contemplam o retorno das vans na tentativa de melhorar o transporte público e a instalação de câmeras de TV por toda a cidade para combater a violência. Ela fez aliança com oito partidos, entre eles o Democratas, do governador cassado José Roberto Arruda, e o PSDB. Durante debate na TV Globo, a candidata se confundiu e chegou a dizer que defenderia "toda aquela corrupção".

Histórico
Weslian Roriz disse que decidiu concorrer para apoiar seu marido, Joaquim Roriz, que desistiu da candidatura após indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. Ela tem três filhas e, nos governos de Roriz no DF, trabalhou na área social. Nos últimos dias, fez campanha pelo DF acompanhada do marido.

O recurso protocolado por Roriz no STF mobilizou a opinião pública e terminou dividindo a Corte quanto à aplicação do Ficha Limpa nas eleições deste ano. Por fim, será aplicado o entendimento do TSE até que o 11º ministro seja indicado para o STF.

Já Agnelo Queiroz, do Partido dos Trabalhadores, é baiano de Itabetinga. Ele já foi deputado federal em 1994, cargo para o qual se reelegeu em 1998 e 2002. Também foi o primeiro ministro do Esporte do governo Lula (2003 a 2006). Além disso, também trabalhou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 2007 a 2010.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir