Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-10-2010

Eduardo Campos é reeleito governador de Pernambuco
Com 81,71% das urnas apuradas, ele não pode mais ser alcançado. Ele teve 82,26% dos votos; Jarbas Vasconcelos (PMDB) teve 14,40%.
Eduardo Campos é reeleito governador de Pernambuco
Foto: Divulgação

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi reeleito no primeiro turno das eleições, neste domingo (3). Com 81,71% das urnas apuradas às 19h52, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que ele não pode mais ser ultrapassado pelo adversário Jarbas Vasconcelos (PMDB). Até este horário, Campos havia obtido 82,26% dos votos, contra 14,40% de Jarbas.

Na campanha eleitoral, Eduardo Campos liderou desde o início as pesquisas de intenção de voto. Como principais propostas de campanha, ele defendeu a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, a instalação de 800 câmeras de monitoramento, a construção de 47 escolas técnicas e implantação de ao menos uma escola de tempo integral em cada município pernambucano.

No estado, o governador, de 45 anos, obteve a adesão do PT à sua candidatura, além de atrair outros 13 partidos, o que lhe garantiu a maior parte do tempo na propaganda eleitoral da TV. Vasconcelos recebeu os apoios de PSDB, DEM, PPS e PMN.

Campos é presidente nacional do PSB, partido que, nestas eleições, abriu mão de lançar a candidatura do ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes à Presidência da República. Com a decisão, o PSB aderiu à campanha da petista Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

Com o resultado da eleição em Pernambuco, o grupo político de Vasconcelos sofreu a segunda derrota no estado. Em 2006, Eduardo Campos concorreu com Mendonça Filho (DEM), que havia sido vice-governador de Jarbas entre 2003 a 2006.

Trajetória
Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia, Campos é neto de Miguel Arraes, três vezes governador de Pernambuco. Ele nasceu em 10 de agosto de 1965, em Recife. É casado e tem quatro filhos.

O governador iniciou a vida política na universidade, como presidente do diretório acadêmico do curso de Economia, em 1985. No ano seguinte, ingressou na campanha do avô ao governo do estado e, com a vitória de Arraes, assumiu a chefia de gabinete do governador. Foi eleito para o primeiro cargo público – deputado estadual - em 1990, quando ingressou no PSB. Em 1994, elegeu-se deputado federal, reeleito em 1998 e 2002.

Em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República pela primeira vez, Campos foi nomeado ministro da Ciência e Tecnologia. Em 2005, assumiu a presidência do PSB.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir