Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-10-2010

AL terá segundo turno entre Teotônio Vilela e Ronaldo Lessa
Governador busca a reeleição e pedetista quer voltar a administrar estado. Fernando Collor (PTB) não conseguiu chegar ao segundo turno.
AL terá segundo turno entre Teotônio Vilela e Ronaldo Lessa
Foto: Divulgação

A eleição para o governo de Alagoas será decidida num segundo turno entre Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 99,86% das urnas até a 0h01 desta segunda (4), o atual governador Teotônio Vilela, que busca a reeleição, teve 534.162 votos, o que equivale a 39,58% do total de votos válidos.

O ex-governador Ronaldo Lessa recebeu 393.773 votos, o correspondente a 29,18% dos votos válidos (veja ao final desta reportagem o resultado completo). O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB) ficou fora do segundo turno por uma pequena margem de diferença. Ele teve 388.688 votos, o equivalente a 28,80% dos votos válidos.

O estado viveu uma eleição extremamente disputada. Em várias pesquisas nos meses de agosto e setembro foi apresentado um cenário de empate técnico entre Teotônio, Lessa e Collor. Na reta final, as pesquisas indicavam uma diante de Teotônio e nas urnas Lessa acabou conseguindo uma vaga no segundo turno também.

A polarização das pesquisas se refletiu durante a campanha. Os candidatos trocaram várias acusações entre si e alguns dos casos acabaram indo para o Judiciário.

Os questionamentos contra Teotônio foram focados na Operação Navalha da Polícia Federal, de 2007. Na Operação, a PF flagrou reuniões do governador com Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, principal empresa investigada no caso. Teotônio sempre negou irregularidades no caso.

Lessa teve de responder a acusações sobre sua condenação por compra de votos nas eleições de 2004. Ele só obteve na última semana de setembro uma decisão favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o retirando da lista dos candidatos "ficha suja".

Collor, por sua vez, foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por ter supostamente fraudado uma pesquisa. Os adversários também fizeram questionamentos sobre o impeachment a que Collor foi submetido em 1992.

Trajetória
Teotônio nasceu em Viçosa (AL) e tem 59 anos. Ele é casado e tem três filhos. Foi senador e é fundador do PSDB. Em 2006 elegeu-se pela primeira vez para o governo e agora tenta a reeleição.

Durante a campanha, procurou destacar suas realizações. Ele destacou a criação de leitos hospitalares e a atração de empreendimentos para o estado. Teotônio prometeu ainda abertura de concursos públicos e reajustes salariais para o funcionalismo.

Lessa nasceu em Maceió (AL) e tem 62 anos. Ele é divorciado e pai de dois filhos. O candidato do PDT é formado em engenharia civil. Ele já foi deputado estadual, prefeito de Maceió e governador do estado por dois mandatos.

A campanha do ex-governador procurou fixar a imagem de que ele é o "candidato de Lula" no estado. Lessa usou depoimento do presidente no horário eleitoral e destacou ações de suas gestões a frente do estado. Uma de suas propostas é reforçar a segurança no centro de Maceió (AL) com a instalação de câmeras. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez parte da coligação de Lessa.

Resultado completo da eleição para governador de AL

VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos e nulos)
Teotônio Vilela (PSDB): 534.162 (39,58%)
Ronaldo Lessa (PDT): 393.773 (29,18%)
Collor (PTB): 388.688 (28,80%)
Mario Agra (PSOL): 18.501 (1,37%)
Tony Cloves (PCB): 8.755 (0,65%)
Jeferson Piones (PRTB): 5.750 (0,43%)

OUTROS RESULTADOS
Brancos: 76.895 (4,86%)
Nulos: 155.121 (9,81%)
Abstenção: 448.847 (22,11%)

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir