Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-10-2010

TRAIÇíO – FIM OU SUPERAÇíO?
Alguém pode explicar o príncipe Charles trair a Diana com a Camila?
TRAIÇíO – FIM OU SUPERAÇíO?

Os motivos que levam a traição são inúmeros e muitas vezes inexplicáveis.

Alguém pode explicar o príncipe Charles trair a Diana com a Camila?

Quando o caso torna-se público, a mulher sente-se ridícula, humilhada, trocada por alguém mais jovem, mais bonita, mais rica, mais inteligente, mais magra, mais sexy ou, o que é fulminante, por alguém bem pior .

Carência, solidão, insatisfação em relação a desejos e expectativas do outro, sentimento de inferioridade, medo da velhice, vingança, busca pelo novo, crise de idade e /ou identidade ou até motivos que nem Freud explica, pois como disse um cretino por aí, homem trai sempre, isto porque a testosterona é nitroglicerina pura.

Mas, enfim, a traição.

Tudo acabado ou existe espaço para a reconciliação e o perdão?

Existem casos e casos, mas a reconciliação e o perdão só valem se houver amor.

Tem mulher que perdoa por medo, comodismo, dependência financeira, insegurança pessoal, por causa dos filhos, porque ouviu no dia do casamento que o que Deus uniu o homem não separa, enfim, cada mulher acha o motivo que lhe basta e lhe aquieta para continuar com o traidor e com o enfeite no meio da testa.

O caminho para reconciliação é árduo e uma boa oportunidade para um reencontro mais autêntico. O primeiro passo é não esconder o que aconteceu. É preciso falar e ter coragem de enfrentar todas as conseqüências do ato.

Existem alguns terapeutas que aconselham a não falar sobre o assunto, ou então falar pela metade. Discordo. O verdadeiro perdão só acontece depois de muita conversa, onde os dois se comprometem com a verdade confessada. É claro que essa verdade não inclui o número de trepadas, posições utilizadas e intensidade dos uivos.

O traído terá que vivenciar o luto de ter perdido a confiança, a auto-estima, a alegria, a paz, enfim, todos os sentimentos positivos que alimentavam essa relação e que se dissipam com a traição.

Há que se dar tempo para o choro, o sofrimento, as lamentações, a raiva, a indignação e para as infindáveis perguntas, quase sempre as mesmas: Por que? O que faltava na nossa relação? Por que ela? Por que você não me contou? Por que trocar nossa vida tão legal por uma aventurazinha?

Isso acontece porque a traição, para a mulher, é uma das piores dores da alma e volta sempre à memória, como o flash-back da heroína, sempre com a mesma catexia, ou seja, com a mesma energia psíquica.

Nessa fase, é importante ficar atenta à disponibilidade do parceiro em responder às inquietudes da mulher, pois insistir em perguntar dá ao outro um poder que pode machucar muito nesta hora, o poder do outro de não responder, de ser o detentor da verdade que só ele conhece.

Nesta hora, nada que o traidor faça ou fale pode apagar o dano causado pela traição. Tem homens que se tornam repentinamente gentis e carinhosos, se disponibilizam de forma constante para o sexo, dão presentes, enfim, se viram pelo avesso para aplacar a culpa e reconquistar a confiança da parceira.

Mas o processo de cura é responsabilidade do próprio traído, vivenciando o luto, avaliando o aprendizado e percebendo a importância da sua existência.

E lembre-se, o sofrimento que experimentamos é nossa responsabilidade, como também é nossa responsabilidade sair dele.

E para finalizar, cito o grande filósofo Sartre: " Não importa o que fazem a nós, o que importa é o que nós vamos fazer do que fazem a nós."

Fonte: A Autora
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir