Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-10-2010

Lula diz que Petrobras é uma “caixa branca”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (7) em Angra dos Reis (RJ), durante cerimônia de "batismo" da plataforma de petróleo P-57, que, no atual governo, a Petrobras é uma "caixa branca”
Lula diz que Petrobras é uma “caixa branca”
Foto: www.maratimba.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (7) em Angra dos Reis (RJ), durante cerimônia de "batismo" da plataforma de petróleo P-57, que, no atual governo, a Petrobras é uma "caixa branca". "Nem tão assim, mas é transparente", complementou.

"Teve um tempo em que a diretoria da Petrobras - não é do seu tempo, não, Sérgio [Gabrielli, atual presidente de Petrobras] - achava que era o Brasil que pertencia à Petrobras, não era a Petrobras que pertencia ao Brasil. A ponto de ter presidente que falava: a Petrobras era uma caixa preta, ninguém sabe o que acontece lá dentro. No nosso governo, ela é uma caixa branca e transparente... Nem tão assim, mas é transparente. A gente sabe o que acontece lá dentro e a gente decide muitas das coisas que ela vai fazer", afirmou Lula em discurso.

O presidente disse que o Brasil "perdeu tempo" em governos anteriores, que, segundo ele, não se importavam em fazer a Petrobras progredir. "Quando a gente começa a olhar o que era estaleiro aqui na década de 60 e o que foi de 70 até 2003, a gente começa a imaginar quanto tempo esse país perdeu com gente governando esse país que não pensava corretamente esse país", criticou.

Lula defendeu a fabricação de sondas no Brasil e o desenvolvimento de tecnologia nacional de extração de petróleo. "A primeira coisa que a gente teve que fazer era despertar espírito de nacionalismo. Gostar um pouco mais dessa bandeira verde e amarela, acreditar mais na gente. Acabar com a fisolofia de que é melhor a gente importar, comprar de fora, que fica mais barato", disse.

Colar a faixa presidencial

Ainda durante o evento da Petrobras, Lula voltou a sinalizar que vai sentir falta do cargo de presidente. Ao afirmar que deixa o governo com a certeza de ter fortalecido a Petrobras, Lula afirmou, em tom de brincadeira: "A meia-noite do dia 31 eu ainda não vou entregar a faixa, to pensando em colar a bicha na barriga com uma cola muito forte."

No discurso, Lula também elogiou reeleição do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). "Eu não poderia começar o pronunciamento sem dar os parabéns ao povo do Rio de Janeiro, de Angra, aos trabalhadores, pela reeleição do companheiro Sérgio Cabral ao governo do Rio de Janeiro." De acordo com Lula, Cabral "é uma experiência extraordinariamente bem sucedida."

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir