Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 08-10-2010

Choque de navios pode causar vazamento químico na França
Embarcação que ameaça afundar carrega 6.000 toneladas de solventes
Choque de navios pode causar vazamento químico na França
Foto: noticias.r7.com

A colisão de dois navios no canal da Mancha, em frente à costa da Bretanha, no noroeste da França, pode provocar um grande vazamento químico, já que uma das embarcações está carregada com 6.000 toneladas de solventes, informaram nesta sexta-feira (8) as autoridades marítimas da França.

O YM Uranus, navio-tanque de 120 m de comprimento com bandeira de Malta, está em "graves dificuldades" a cerca de 100 km do litoral francês. A embarcação foi socorrida por navios de salvamento franceses, indicou à agência notícias Efe um porta-voz da administração naval.

O comando do YM Uranus também anunciou uma "entrada de água importante" depois de ter, aparentemente, batido contra um cargueiro na região da ilha de Ouessant. Os 13 membros da tripulação foram retirados por volta das 5h30 no horário local (0h30 de Brasília). O navio-tanque ia de Porto Marguera, na Itália, para Amsterdã, na Holanda.

O Centro Regional de Operações de Vigilância e Salvamento da França desviou uma fragata da Marinha para a área do acidente, além de um rebocador de alto-mar que navegava nos arredores de Brest.

De acordo com investigações preliminares, o navio teria colidido com o Hanjin Richzad, um cargueiro de bandeira panamenha que cobria a rota entre Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e Roterdã, na Holanda.

Fonte: Do R7, com agências internacionais
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir