Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 08-10-2010

SES distribui 100 mil vacinas para Dia D contra sarampo
Um total de 280 mil doses de vacina tríplice viral contra o sarampo foram distribuídas em todo Estado no último mês pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual do Estado (SES).
SES distribui 100 mil vacinas para Dia D contra sarampo
Foto: 4.bp.blogspot.com/

Um total de 280 mil doses de vacina tríplice viral contra o sarampo foram distribuídas em todo Estado no último mês pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual do Estado (SES). A última remessa foi entregue ao município de João Pessoa nesta quinta-feira (07) para realização da campanha de vacinação e ‘operação limpeza’ na cidade em razão do surto da doença, registrado na Capital, que já tem 32 casos confirmados até agora.

Conforme o chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, os casos de sarampo têm origem em João Pessoa e, por isso, a cidade precisa incrementar o combate à doença. "Todos os 37 casos confirmados de sarampo na Paraíba estão relacionados a João Pessoa. Ou são de moradores da cidade, ou que residem em outro município, mas foram infectados na Capital", explica Walter.

Albuquerque destacou que a recomendação da SES é que as cidades que tiveram casos confirmados de sarampo realizem a ‘operação limpeza’, que consiste na vacinação, casa a casa, de pessoas com idade entre 1 e 49 anos.

O município de João Pessoa adotou, inicialmente, a campanha de segmento, que prevê a vacinação de crianças com idade entre 6 meses e menos de 6 anos, indiscriminadamente. O coordenador alertou para o perigo do surgimento de uma epidemia no Estado caso o município não estenda a vacinação às pessoas com até 49 anos. "É imprescindível que o município realize a operação limpeza, sob pena de não conter a transmissão do vírus e provocar epidemia no Estado e no país", enfatizou.

Além das vacinas, cerca de 100 mil seringas foram distribuídas pela SES. Outras 100 mil seringas e 100 mil vacinas ainda estão para ser distribuídas pelo Núcleo de Imunização.


Fonte: Lindjane Pereira
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir