Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 08-10-2010

Motorola e Microsoft: briga nos tribunais, acordo fora deles
Gigante entrou com um processo contra a fabricante, que agora se diz disposta a desenvolver smartphones com o novo Windows Phone 7.
Motorola e Microsoft: briga nos tribunais, acordo fora deles

Dois dias depois de a Microsoft ter entrado com uma ação contra a Motorola por infringir sua propriedade intelectual nos celulares com Android, as duas companhias anunciaram conversações para o desenvolvimento de smartphones com o novo sistema da gigante dos softwares, o Windows Phone 7, que deve chegar no final de outubro às lojas. Samsung e LG, por exemplo, já confirmaram modelos para a plataforma.

No processo, a Microsoft alegou que os dispositivos da Motorola estariam violando algumas de suas patentes, "relacionadas a recursos que os usuários exigem em qualquer dispositivo móvel de alto desempenho". Uma das teorias que surgiram para explicar o embate era que a companhia de Redmond queria mostrar aos fabricantes que, embora o Android seja aberto e gratuito, os custos legais para defendê-lo na justiça seriam enormes. Não seria coincidência, portanto, a insistência da Microsoft nesse fato às vésperas do lançamento de seu produto.

Acordo?
Em recente conferência na Alemanha, o CEO da empresa, Steve Ballmer afirmou que estavam dispostos "a colaborar com qualquer um que quiser colaborar conosco" no desenvolvimento de dispositivos com Windows Phone 7. Já o chefe executivo da Motorola, Sanjay Jha, apesar do processo, confirmou esta semana que consideravam a hipótese de usarem o sistema em seus próximos produtos.

Atualmente, a fabricante americana tem o Android como a única plataforma para seus smartphones – o que vem dando certo, visto que a empresa conseguiu se reerguer dos problemas econômicos de anos atrás. No entanto, quando Jha assumiu o seu posto, em 2008, disse que pretendia trabalhar junto à Microsoft para portar seus aparelhos com o Windows móvel. A gigante, porém, falhou em concluí-lo até 2009, o que levou a Motorola a se voltar, exclusivamente, ao Android.

Agora que o Windows Phone 7 está quase pronto, é capaz que esta possível estratégia – nada convencional diga-se – de Steve Ballmer convença a Motorola a repensar suas escolhas, portando seus dispositivos não só com o SO da Google, mas também com o da empresa que a está acusando, a Microsoft.


Fonte: PC World/US
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir