Categoria Geral  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Perfuradora conclui túnel e Chile festeja
O ministro da Mineração (e) comemora com autoridades e operários o resultado da operação
Perfuradora conclui túnel e Chile festeja

MINA SAN JOSE, Chile — Uma das perfuradoras que trabalham no resgate dos 33 mineiros no Chile chegou a 622 metros de profundidade na manhã deste sábado, ao local onde eles se encontram presos desde 5 de agosto, o que gerou euforia no país, que acompanha o drama atentamente.

O acampamento Esperança entrou em festa tão logo a notícia foi divulgada. Uma profusão de buzinas, sirenes, abraços e gritos de alegria tomaram conta da mina de San José, localizada no deserto do Atacama, norte do Chile.

"Chi-chi-chi...le-le-le", começaram a cantar os familiares dos mineiros, entre risos e lágrimas.

O ministro da Mineração, Laurence Golborne, declarou que os mineiros estão muito tranquilos. "Mais tranquilos que a imprensa", brincou, advertindo, no entanto, que ainda resta muito caminho a percorrer antes do resgate propriamente dito.

"Há precauções a tomar. Ainda não resgatamos ninguém", enfatizou.

"Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros ", comentou ainda o ministro, destacando a coincidência.

Para Raúl Burger, presidente executivo da empresa de guindastes Burger, é precisa analisar cuidadosamente o túnel. "Não há dúvidas, é preciso revestir o duto mesmo que isso atrase o resgate alguns dias. É como dirigir com ou sem cinto de segurança", explicou.

"Tudo foi feito de maneira controlada, com uma câmera, ao mesmo tempo em que os mineiros, lá embaixo, iam indicando o caminho ao operador da perfuradora", relatou.

Concluída a escavação do duto, a máquina será desmontada; em seguida, uma câmera de vídeo será introduzida para avaliar a situação das paredes do duto. Com esta informação, as equipes definirão se o caminho será revestido com tubos metálicos ou não, ou se será apenas revestido parcialmente, explicou.

Dependerá desta decisão a data prevista para o início do resgate dos mineiros, presos desde 5 de agosto.

O túnel tem excelentes condições, garantiu Pedro Buttazzoni, presidente da Geotec, a firma proprietária da perfuradora T-130 que cavou o duto de 622 metros.

"O poço está em numa condição muito boa. A rocha é duríssima, por isso acabamos com várias marretas para chegar lá", comentou Buttazzoni à televisão local

Os familiares dos mineiros presos há mais de 60 dias, no entanto, afirmaram priorizara segurança à rapidez no resgate enquanto as autoridades analisam as condições do túnel por onde eles serão içados.

"O mais importante agora é que saiam e que saiam bem", declarou à AFP Doris, mãe de Pedro Cortez, um dos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade.

"Por isso preferimos que seja uma decisão tranquila. Se esperamos mais de dois meses, não nos custa esperar um ou dois dias mais".

Cristian Barra, assessor do ministério do Interior, concorda que a prudência é a melhor solução. "Precisamos tomar a decisão correta", afirmou.

A mãe de outro mineiro, Víctor Zamora, enfatiza: "Este acidente aconteceu por falta de segurança. A lição é que é preciso proteger os mineiros".

A alegria se espalhou por todos os cantos do acampamento, montado e ampliado ao longo dos últimos 65 dias como um povoado improvisado, com escola, refeitório e barracas, em meio a rochas, pedras e uma areia fina que entra por todos os poros.

Seus ocupantes o organizaram para poder acompanhar de perto os trabalhos de resgate e toda a movimentação está sendo acompanhada pelos chilenos em transmissões ao vivo.

"É algo muito forte. Eles estão ali, e já estão quase fora. É muito emocionante", declarou à AFP Nelly Burgueño, mãe de Victor Zamora, um dos 33 mineiros presos.

Jéssica, a jovem esposa de Zamora, não consegue parar de chorar.

Ela está grávida de uma menina, e suas am

Fonte:
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir