Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-10-2010

Hungria constrói novo dique para evitar inundações tóxicas
Autoridades correm contra o tempo para evitar uma catástrofe maior em Kolontár
Hungria constrói novo dique para evitar inundações tóxicas
Foto: midiacon.com.b

Autoridades correm contra o tempo para evitar uma catástrofe maior em Kolontár

O governo húngaro constrói às pressas um dique na cidade húngara de Kolontár para enfrentar uma possível nova inundação de lama tóxica. A construção deve terminar na noite desta segunda-feira (11), previsão que Tibor Dobson, coordenador dos serviços de combate às catástrofes, confirmou

- O novo dique está 70% concluído. Ele não será de 400-500 m de comprimento, como foi anunciado anteriormente, e sim de 1.500 m.

De acordo com o coordenador, 1.050 m já foram construídos. O dique terá 30 m de comprimento na base e quatro metros de altura.

Os 800 habitantes de Kolontár serão informados nesta segunda-feira sobre a possível data de retorno. Eles foram obrigados a deixar suas casas de maneira urgente no sábado - com exceção de 24 que se recusaram a deixar a localidade - pelo temor de uma segunda inundação.

No dia 4 de outubro, um vazamento de lama vermelha tóxica procedente de um depósito da fábrica de alumínio de Ajka afetou várias localidades próximas. As causas do acidente, que deixou sete mortos e 150 feridos, ainda são desconhecidas.

Fonte: R7.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir