Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-10-2010

mineiros do Chile vão ter alta em 48h, diz Médico
Eles serão hospitalizados após resgate, que pode iniciar antes do previsto. Oftalmologista vai acompanhar readaptação dos operários à luz do dia.
mineiros do Chile vão ter alta em 48h, diz Médico
www.g1.globo.com

Assim que forem resgatados, os 33 homens que estão presos há mais de dois meses em uma mina no norte do Chile vão ser hospitalizados e, se estiverem bem, podem ser liberados em 48 horas, informou Jean Romagnoli, médico pessoal dos mineiros. Em entrevista ao G1, nesta segunda-feira (11), ele adiantou que o resgate, a princípio estimado para a 0h desta quarta, pode ser antecipado para a tarde de terça.

Os mineiros - 32 chilenos e um boliviano - estão desde 5 de agosto presos na mina San José, na região do deserto do Atacama, após um desabamento de terra. O resgate está sendo acompanhado pela mídia mundial e envolve uma operação nunca feita antes.

"Para mim é uma honra participar desta epopeia, vou me lembrar disso para sempre", disse Romagnoli. O médico, especialista em medicina esportiva, disse que a saúde dos homens é boa, e que em todo o período em que eles estiveram presos esse estado se manteve relativamente bem. Segundo ele, haverá entre seis e sete médicos, o mesmo número de enfermeiros e 15 paramédicos esperando pelos trabalhadores para ajudá-los.

O principal problema quando saírem, reforçou Romagnoli, é o contato dos olhos com a claridade do dia. Para evitar qualquer problema, haverá um oftalmologista preparado para atendê-los. Eles terão de fechar os olhos quando se aproximarem da chegada à superfície e receberão óculos especiais para se adaptarem à luz.

Fonte: Giovana Sanchez Do G1, na Mina San José
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir