Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Cresce desigualdade entre homens e mulheres no país
A desigualdade entre os sexos aumentou do ano passado para cá no país. Um estudo divulgado ontem pelo Fórum Econômico Mundial mostra que o Brasil caiu da 81ª para a 85ª posição em um ranking de 134 nações
Cresce desigualdade entre homens e mulheres no país
Foto: www.band.com.br

A desigualdade entre os sexos aumentou do ano passado para cá no país. Um estudo divulgado ontem pelo Fórum Econômico Mundial mostra que o Brasil caiu da 81ª para a 85ª posição em um ranking de 134 nações. A posição do país vem caindo nos últimos cinco anos. Em 2006, estava na 67ª posição.

No ano passado, o Brasil recebeu nota 0,670 em uma escala que vai de zero (desigualdade máxima) a um (igualdade). Este ano, a nota caiu para 0,665.

Segundo os autores do relatório, a queda no ranking se deve a perdas nas estatísticas de educação e poder político.

A taxa de acesso das mulheres ao ensino fundamental, apesar de considerada alta (93%), permanece inferior à dos homens (95%).

O país também vai mal na participação das mulheres no poder. Elas detêm apenas 9% das cadeiras do Congresso e 7% dos
ministérios, o que faz o país ficar em 108º e 102º lugares, respectivamente.

O quesito em que o país aparece pior – na 123ª posição – é o que compara os salários recebidos por homens e mulheres em trabalhos similares. O estudo afirma que a percepção de igualdade salarial no país tem caído nos últimos três anos.

No mercado de trabalho, as mulheres têm 64% de participação, enquanto entre os homens esse índice é de 95%. Já a renda das mulheres equivale a 60% da dos homens – elas ganham R$ 12 mil por ano, enquando eles ganham R$ 20 mil.

Fonte: Do Metro [email protected]
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir