Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Engenheiros alemães mostram VW Passat que dirige sozinho
Modelo, apelidado de "Made in Germany", vê outros veículos e pedestres. Para criadores, carros sem motoristas são mais seguros do que o homem.
Engenheiros alemães mostram VW Passat que dirige sozinho
www.g1.globo.com

Cientistas alemães divulgaram nesta quarta-feira (13) a versão final de um Volkswagen Passat que dirige sozinho, tecnologia que, segundos seus criadores, irá reduzir drasticamente os acidentes e ajudará o meio ambiente e a transformação das cidades.

O modelo, apelidado de "Made in Germany" (MIG) pelos engenheiros da Universidade Livre de Berlim (FU), responsável pelo projeto, usa câmeras, scanners a laser e navegação por satélite para "ver" outros veículos e pedestres e lidar com situações de trânsito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de um milhão de pessoas são mortas em acidentes rodoviários em todo o mundo a cada ano e 50 milhões a mais ficam feridas.

"Os carros que usam sensores para reconhecer outros veículos, pedestres e bicicletas serão no futuro mais seguros do que as pessoas, que perdem a concentração e se cansam", defende o comunicado de divulgação do novo veículo.

De acordo com os responsáveis pelo MIG, a tecnologia diminuirá também o número de carros na ruas com o uso eficiente dos veículos. "A maioria dos carros gasta 90% a 95% do tempo estacionada. Nosso objetivo é devolver as ruas aos pedestres."

Para o professor da FU, Raul Rojas, os carros de hoje são os cavalos de ontem. ""Em cinco a 10 anos, a tecnologia poderia ser aplicada em áreas privadas, como aeroportos, fábricas ou armazéns. Nas autoestradas ela chegaria em 10 a 20 anos", disse Rojas a jornalistas. "Nas grandes cidades ela pode se tornar uma realidade em 20 a 30 anos."

O último teste do MIG foi realizado no aeroporto de Tempelhof, em Berlim, que está desativado. Um homem acompanhou o teste apenas para evitar acidentes em caso de falha no sistema, mas o carro parou enquanto um casal com um carrinho de bebê atravessou a rua e desviou de um carro estacionado , ambas ações sem intervenção humana.

Este não é o primeiro projeto de um carro que dirige sozinho. Na semana passada outra universidade da Alemanha apresentou um carro sem motorista, o "Leonie", que está sendo testado na Itália e outros países. Engenheiros do Google também anunciaram testes de um veículo que dirige sozinho nas ruas da Califórnia. Em comunicado, a empresa afirmou que já rodou 225 mil quilômetros com a unidade.

Fonte: Do G1, com informações da AFP
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir