Categoria Educação  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Escola debate casos de bullying em Marataízes.
A ideía partiu durante uma aula de inglês sobre atualidade sendo encorpado pela área de filosofia da Escola Domingos José Martins, em Marataízes
Escola debate casos de bullying em Marataízes.
Foto: José Rubens Brumana

A ideía partiu durante uma aula de inglês sobre atualidade sendo encorpado pela área de filosofia da Escola Domingos José Martins, em Marataízes.

Palavra inglesa que significa "valentão, é quando uma pessoa ou grupos intimida física ou psicologicamente uma outra, usando como exmplo, apelidos e chacotas de forma repetitiva.

O educandário que se tornou vanguarda em projetos conhecidos no Estadual, inovou quando a professora Júlia Carneiro e Valdecira Neves Pereira sugeriram aos alunos do ensino médio quefizessem uma enquete com os alunos das 5ª a 8ª séries dos turnos matutino e vespertino.

" Houveram relatos de casos de bullyng e com os dados compilados organizamos palestras nas salas de aula para esclarecer e trazer informações sobre o tema", disse a pedagoga acrescentando ainda que os alunos participaram ativamente dos debates e tiraram dúvidas.
O aluno C. A, de 15 anos, estudante da 8º série do matutino diz que sofre com o bullyng desde criança.

São expressões do tipo "gordinho", "bolo fofo", que garante já está acostumado." Gostaria que isso acabasse. Com a palestra fiquei mais esclarecido". Outra aluna revela que desde o primário é chamada de "magrela" e outras palavras em relação ao seu perfil corporal. "Com o debate conversamos mais sobre o bullyng e espero que haja uma diminuida. Me sinto agora mais segura". enfatiza.

Mírian Nobre que trabalha no educandário a mais de 11 anos como coordenadora ressalta que a melhor solução é antecipar ao fato. " Desde o começo do ano passo nas salas de aula explicando os procedimentos e respeito entre os alunos. Tratamos de forma pedagógica, mas existem casos que a punição não fica descartada", assegura a coordenadora.

A diretora da Escola Domingos José Martins, Heloisa Valli Bittecourt, argumenta que o tema é de suma impostãncia pois toda a sociedade está mobilizada para conscientizar e combater casos de bullyng que extrapole a brincadeira e parta para o constrangimento e atinja a auto estima do aluno. "Como escola sempre buscamos o esclarecimento e a informação.

Nosso pedagógico e professores estão sempre atentos para identificar e esclarecer casos dessa natureza", finalizou.

    Fonte: José Rubens Brumana
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir