Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2010

Protesto mantém Acrópole fechada pelo 2º dia
A Acrópole de Atenas, principal atração turística da Grécia, permanece fechada...
Protesto mantém Acrópole fechada pelo 2º dia
Foto: EPA

Atenas, 15 out (EFE).- A Acrópole de Atenas, principal atração turística da Grécia, permanece fechada nesta sexta-feira pelo segundo dia devido aos protestos dos funcionários do Ministério da Cultura em apoio a 350 companheiros com contratos temporários que não serão renovados no final de outubro.

Na entrada do complexo arqueológico da Acrópole, grupos de trabalhadores estão concentrados desde a madrugada, vigiados por tropas de choque, além de uma centena de turistas que desejam visitar um dos monumentos mais famosos do mundo.

Os funcionários do Ministério protestam com uma greve das 7h às 12h pelo horário local (1h às 6h de Brasília) em solidariedade a seus companheiros que perderão seus postos de trabalho pelas medidas de austeridade do Governo.

Tropas de choque usaram ontem cassetetes e gás lacrimogêneo para dispersar uma centena de trabalhadores temporários que tinham impedido que os turistas visitassem a Acrópole.

O Governo grego aplica um duro plano de austeridade que tem entre seus objetivos frear o crescimento do setor público, que conta com 750 mil funcionários em um país de 11 milhões de habitantes.

Para esse propósito, o Executivo aprovou uma lei que põe fim aos contratos temporários que se renovavam quase automaticamente, alguns inclusive durante 19 anos.

Os policiais tentaram permitir nesta sexta a entrada de dois turistas chineses ao monumento, o que provocou tensão entre os manifestantes e as tropas de choque.

Os manifestantes declararam à imprensa suas intenções de permanecer na entrada do recinto, sem dizer se depois da greve de seus companheiros continuarão com o bloqueio do acesso ao monumento.

O turismo é um das principais fontes de renda do país, responsável por 16% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os protestos e manifestações contra as medidas de austeridade em maio ocasionaram uma queda de até 20% das reservas de turistas nos hotéis de Atenas

Protesto mantém Acrópole fechada pelo 2º dia

A Acrópole de Atenas, principal atração turística da Grécia, permanece fechada...


Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir