Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2010

Irã recebe oferta europeia de retomar diálogo como "boa notícia"
O ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, considerou nesta sexta-feira...
Irã recebe oferta europeia de retomar diálogo como
Foto: EPA

Bruxelas, 15 out (EFE).- O ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, considerou nesta sexta-feira como "uma boa notícia" a proposta da União Europeia (UE) de retomar em novembro as negociações entre Teerã e o Grupo 5+1 sobre o programa nuclear iraniano.

O 5+1 é formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e também pela Alemanha.

Mottaki disse que outubro ou novembro "é um bom momento para retomar o diálogo com o grupo", segundo indicou em declarações ao chegar a uma reunião em nível ministerial consagrada à ajuda ao Paquistão após as inundações.

Estas manifestações de Mottaki acontecem menos de um dia depois que Alta Representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da UE, Catherine Ashton, propôs a Teerã retomar as negociações nucleares em novembro em Viena.

O regime iraniano rejeitou em novembro de 2009 uma proposta de Washington, Moscou e Londres para trocar seu urânio enriquecido a 3,5% por combustível nuclear para a usina que possui em Teerã.

Irã recebe oferta europeia de retomar diálogo como "boa notícia"

O ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, considerou nesta sexta-feira...


Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir