Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-10-2010

Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Dilma Rousseff e Jos� Serra voltaram a se encontrar para debate no segundo turno. Encontro foi marcado discuss�es sobre vendas de empresas estatais
Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Foto: AE

Bem mais morno que o encontro ocorrido h� uma semana, o debate realizado na noite deste domingo (17), que reuniu mais uma vez a petista Dilma Rousseff e o tucano Jos� Serra, foi dedicado em sua maior parte a falar das privatiza��es.

Foi Dilma quem tocou no assunto logo em sua primeira pergunta, quando questionou o advers�rio sobre por qual motivo a Petrobras n�o p�de comprar a Gas Brasiliano, companhia ligada ao grupo italiano Eni, mesmo tendo apresentado a melhor oferta para adquiri-la.

Na resposta, Serra disse que o PT "mente toda hora" sobre suas posi��es a respeito da Petrobras. O candidato do PSDB negou que tenha a inten��o de privatizar a empresa, se for eleito, e ressaltou que sempre trabalhou em favor dos interesses da estatal.
- Eu fui daqueles que liderou a luta pela defesa da Petrobras quando ela era adolescente, nos seus primeiros anos.

Dilma tamb�m lembrou a tentativa, feita no governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, de mudar o nome Petrobras para Petrobrax. Segundo ela, esta seria uma manobra para "agradar o mercado internacional".

- Eles gostam tanto [da Petrobras] que tentaram mudar o nome, tirando aquilo que � o mais brasileiro, que � o �bras�, e colocar o �brax�, no intuito de agradar o mercado internacional para captar dinheiro.

Educa��o

Ao falar de educa��o, Dilma criticou os 16 anos de gest�es do PSDB em S�o Paulo, Estado que Serra governou entre 2007 e mar�o deste ano. A petista mencionou, como uma iniciativa ruim, o sistema de progress�o continuada.

- Em 16 anos no governo de S�o Paulo, acumularam recordes negativos no que se refere aos professores. Como o Estado mais rico tem um desempenho t�o acanhado?

Serra, ao rebater as cr�ticas, ressaltou que os ataques feitos pelo PT paulista ao governo de S�o Paulo n�o deram certo na elei��o estadual deste ano, vencida pelo tucano Geraldo Alckmin ainda no primeiro turno.

- Essa estrat�gia que o seu candidato [Aloizio Mercadante, do PT] usou para falar mal de S�o Paulo, ela foi reprovada. Perdeu a elei��o.

Paulo Preto

Serra foi evasivo quando questionado por uma jornalista sobre as afirma��es contradit�rias que fez a respeito do engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.

Segundo uma reportagem publicada pela revista Isto � em agosto, aliados de Serra acusaram Paulo Preto, que ganhou o apelido de "homem-bomba do PSDB", de ter arrecadado ao menos R$ 4 milh�es para a campanha do presidenci�vel tucano sem o conhecido do partido.

- Disseram que algu�m tinha recebido uma contribui��o para a minha campanha e n�o entregou. Ou seja, eu sou a v�tima disso. Eu n�o conhe�o esse problema, isso n�o aconteceu na minha campanha.

Serra disse que o PT estaria usando o caso para tentar "desviar a aten��o" e explicou o motivo pelo qual, ao ser questionado pela primeira vez sobre Paulo Preto, disse que n�o o conhecia.

- Eu fui numa segunda-feira [dia 11] a Goi�nia e um rep�rter perguntou sobre o Paulo Preto. Eu n�o o conhecia assim, e esse apelido � preconceituoso e racista. Se ele fosse japon�s, iam chamar de Paulo Amarelo?

Dilma, ao falar do assunto, cobrou investiga��es, j� que Paulo de Souza, que foi diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodovi�rio S.A.) durante a gest�o de Serra como governador de S�o Paulo, � citado nas investiga��es da opera��o Castelo de Areia, da Pol�cia Federal.

- Isso significa propina na obra mais importante do governo de S�o Paulo. Isso tamb�m tem de ser investigado, e n�o me consta que foi investigado.

Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Boa parte das discuss�es teve como assunto as vendas das empresas estatais


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir