Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-10-2010

França ativa célula de crise para garantir abastecimento
Posto de combustível em Antony, arredores de Paris
França ativa célula de crise para garantir abastecimento
Foto: AFP

PARIS — O ministério do Interior da França anunciou nesta segunda-feira a ativação de uma "célula interministerial de crise" para garantir o abastecimento de combustível no país, afetado por greves e protestos contra a reforma da aposentadoria.

"A célula interministerial de crise começará a funcionar às 14H00 (9H00 de Brasília) presidida pelo ministro do Interior, Brice Hortefeux", afirma um comunicado ministerial.

Os ministérios da Economia, Energia, Ecologia e Interior estarão representados na célula, que pretende coordenar as tarefas dos diferentes serviços do Estado para garantir a perenidade do abastecimento.

A estrutura terá sede no ministério do Interior.

Mais de mil postos de gasolina na França - dos 12.500 do país - estavam sem combustível ou em dificuldades nesta segunda-feira, anunciou a União de Importadores Independentes de Petróleo (UIP), que representa os distribuidores de gasolina instalados nos hipermercados.

"Dos 4.000 postos nos hipermercados, que distribuem 60% do combustível na França, há quase 1.500 sem combustível", declarou à AFP Alexandre de Benoist, diretor da UIP.

Dos 12.500 postos de gasolina na França, 4.500 ficam dentro do hipermercados Casino, Carrefour, Auchan, Cora, Leclerc e Intermarché.

Muitos motoristas encheram os tanques de seus carros nos últimos dias após as informações de uma possível falta de combustível com a greve que afeta, desde a semana passada, 12 refinarias da França como parte da mobilização social contra a reforma do sistema de aposentadoria do governo de Nicolas Sarkozy.

França ativa célula de crise para garantir abastecimento

Posto de combustível em Antony, arredores de Paris


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir