Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-10-2010

Sarkozy ordena liberação de depósitos de combustível
Longas filas são formadas em postos de combustíveis da França
Sarkozy ordena liberação de depósitos de combustível
Foto: AFP

PARIS — O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quarta-feira ter ordenado o desbloqueio de todos os depósitos de combustível, ocupados como parte dos protestos contra a reforma do sistema de aposentadorias, que o chefe de Estado promete levar até o fim, apesar da forte oposição popular.

Depois da promessa do primeiro-ministro François Fillon de que a situação voltaria ao normal em quatro ou cinco dias, a polícia atuou durante a noite em três depósitos de combustível na região oeste do país.

"Para milhões de nossos compatriotas, os transportes constituem uma questão vital. Trata-se de uma liberdade fundamental. Durante os últimos dias, a vida cotidiana de muitos franceses se viu perturbada por problemas de abastecimento que afetaram parte dos postos", declarou Sarkozy durante o Conselho de Ministros.

"Ontem dei instruções para desbloquear todos os depósitos de combustível como o objetivo de restabelecer o mais rápido possível uma situação normal", completou, segundo um comunicado oficial.

As 12 refinarias de petróleo francesas e vários depósitos de combustível estão bloqueados, alguns apenas de maneira temporária, em ações que se tornaram o principal meio de pressão contra a reforma da previdência.

Na terça-feira, 4.000 dos 12.500 postos de gasolina de todo o país estavam vazios, "à espera de abastecimento", segundo o governo.

Sarkozy reiterou que a reforma seguirá "até o fim", apesar das greves e manifestações, e advertiu para as consequências dos protestos sobre o emprego e a atividade econômica.

"Levarei até o fim a reforma das aposentadorias, já que meu dever como chefe de Estado é garantir aos franceses que eles e seus filhos poderão contar com sua aposentadoria e que o nível das pensões será mantido", ressaltou.

"É normal que em uma democracia cada um possa expressar sua preocupação ou oposição. Mas não se devem superar determinados limites e meu dever é garantir o respeito da ordem republicana a serviço de todos os franceses".

Na terça-feira, entre 1,1 milhão (segundo o ministério do Interior) e 3,5 milhões de pessoas (de acordo com os sindicatos) saíram às ruas de todo o país contra a reforma da aposentadoria, na sexta jornada de ação desde o fim das férias de verão.

Segundo uma pesquisa, 59% dos franceses defendem a continuidade da mobilização.

Os estudantes universitários e secundários pretendem protestar diante do Senado, onde a reforma, que pretende elevar de 60 a 62 anos a idade mínima para a aposentadoria, está sendo debatida.

Na terça-feira, protestos estudantis terminaram em violência. Segundo o ministério do Interior, 1.423 "agitadores" foram detidos na última semana.

A paralisação afeta em particular o sistema de transportes. No aeroporto de Orly, em Paris, 25% dos voos foram cancelados na manhã desta quarta-feira.

O tráfego ferroviário também registrava problemas, assim como o transporte urbano em várias cidades. O metrô de Paris, no entanto, tinha funcionamento praticamente normal.

Sarkozy ordena liberação de depósitos de combustível

Longas filas são formadas em postos de combustíveis da França


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir