Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-10-2010

MINEIROS RESGATADOS E ALTRUÍSMO
Precisamente às 21h55 dessa inesquecível quarta-feira, 13/10, chegou ao fim, sem incidentes, o resgate dos 33 mineiros soterrados há quase 70 dias, numa profundidade de 700 metros, na Mina San José, em Copiapó, norte do Chile.
MINEIROS RESGATADOS E ALTRUÍSMO

Precisamente às 21h55 dessa inesquecível quarta-feira, 13/10, chegou ao fim, sem incidentes, o resgate dos 33 mineiros soterrados há quase 70 dias, numa profundidade de 700 metros, na Mina San José, em Copiapó, norte do Chile. O último a subir à superfície foi o topógrafo Luis Urzúa Iribarren, de 54 anos.

Em 22 de agosto do corrente, a câmera instalada em uma sonda mostrou o drama dos operários confinados desde 5/8, comovendo o mundo e criando uma poderosa corrente de solidariedade. As precárias condições de sobrevivência que eles experimentaram exigiam rapidez e cuidado no planejamento da operação, pois existia o risco de desabamentos. A previsão inicial era de que seriam resgatados próximo do Natal, porém, com o apressamento dos trabalhos — que contou com o apoio de especialistas dos Estados Unidos e do México — o prognóstico das autoridades chilenas foi gradativamente sendo reduzido. De acordo com peritos, pode-se considerar este salvamento como sem precedentes na história da mineração mundial.

O VALOR DA ORAÇíO

Mário Gomes, de 63 anos, o nono a ser resgatado e o mais velho do grupo, ajoelhou-se e rezou, agradecendo a Deus por ter sido libertado. O gesto foi, posteriormente, seguido por outros sobreviventes. Recordei-me do que costumo afirmar em minhas prédicas no rádio e na TV: Quando se ora, a Alma respira, fertilizando a existência humana. Fazer prece é essencial para desanuviar o horizonte do coração.

TRABALHO DE EQUIPE

A cápsula Fênix que os içou com sucesso foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia do Centro de Estudos da Nasa. Com 4 metros de altura e 450 quilos, ela comportava tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e um sistema de aferição dos sinais vitais.
Para a subida, por causa do extenso período presos no subsolo e da diferença de temperatura, receberam um macacão especial, luvas, água e os olhos foram protegidos com óculos escuros, a fim de que se acostumassem gradativamente à claridade. É de se louvar o trabalho de equipe, em especial dos socorristas que, ao descerem até onde estavam os mineiros, puseram a vida em risco.

SOLIDARIEDADE

O que ficou patente nesse drama humano foi a força da solidariedade, do espírito altruístico, que a Legião da Boa Vontade há mais de 60 anos tanto prega e exemplifica. Que os povos não mais necessitem passar por tormentos dessa magnitude para perceber que não se pode abrir mão de uma postura fraterna e ecumênica — que se valorize, acima de tudo, o Ser Humano e seu Espírito eterno — na implantação definitiva da tão sonhada sociedade solidária.
E que esse tipo de pesadelo não venha a repetir-se, não apenas no Chile, mas em tantas outras partes do mundo.

UM TETO PARA A HUMANIDADE

Teve início em 1o de outubro, no Templo da Boa Vontade — uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, conforme votação popular —, uma das mais aguardadas e tradicionais séries de eventos das Instituições da Boa Vontade: o "Outubro no TBV".
Uma programação toda especial foi preparada para comemorar, em grande estilo, os 21 anos da Pirâmide de Setes Faces, que, segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), é o monumento mais visitado da capital federal.
Durante o mês inteiro, arte, cultura e espiritualidade ecumênica se fazem presentes em cada atração, proporcionando aos peregrinos que lá estiverem momentos inesquecíveis de harmonia e Paz.

A solenidade de encerramento das festividades terá início no sábado, 23/10, às 16 horas. Venha orar conosco a "Prece para ter tranquilidade" e fortalecer a sua Fé, na busca de inspiração para o bem conduzir de sua vida e a de sua família ante os desafios da existência.

MAIORIDADE ESPIRITUAL

Ao completar 21 anos, o Ser Humano é reconhecido plenamente como cidadão. Pela Numerologia, o algarismo 21 é cabalístico, apresentando entre os seus significados o de realização, equilíbrio entre espírito e matéria, perfeição, mudanças definitivas, triunfo e resolução dos problemas.

Não há como melhor representar o que milhares de caravaneiros, vindos de várias partes do Brasil e do exterior, buscarão nas comemorações dos 21 anos da Pirâmide dos Espíritos Luminosos: a conquista de sua Cidadania Espiritual.

O "21" também é bastante visível na doutrina ecumênica da Religião de Deus. O jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da Legião da Boa Vontade, imortalizou-se com páginas magistrais, por exemplo, ao delinear as 21 Chaves Bíblicas da Volta Triunfal de Jesus e as 21 Chaves Iniciáticas da Religião do Terceiro Milênio, que englobam Sete Campanhas, Sete Comandos e Sete Cruzadas.

O Templo da Boa Vontade fica no SGAS 915, Lotes 75 e 76, Brasília/DF. A Central de Atendimento ao Peregrino poderá ajudá-lo em qualquer informação. Ligue (61) 3245-1070 e faça parte, você com sua família, desse verdadeiro banquete espiritual!


Fonte: José de Paiva Netto
 
Por:  José de Paiva Netto     |      Imprimir