Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2010

Itália libera 14 milhões de euros para crise do lixo
Premier italiano, Silvio Berlusconi, em coletiva realizada em Roma
Itália libera 14 milhões de euros para crise do lixo
Foto: AFP

ROMA — O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anunciou nesta sexta-feira a liberação de 14 milhões de euros para o município de Terzigno, perto de Nápoles, para tentar resolver o problema do lixo na região depois dos protestos dos moradores contra a abertura de um novo aterro sanitário.

"Esperamos que a situação se normalize em 10 dias", afirmou Berlusconi após uma reunião de emergência celebrada em Roma.

O governo italiano informou ainda que o depósito de lixo Terzigno será administrado pela Proteção Civil, ou seja, diretamente pelo Estado, e não mais pela empresa privada Asia como acontecia até agora.

"Autorizamos 14 milhões de euros para Terzigno", declarou Berlusconi.

Os moradores da área de Terzigno protestam há semanas para impedir a apertura de um novo lixão, já que o aterro atualmente em funcionamento, um dos maiores da Europa, está saturado e emana odores nauseantes.

O diretor da Proteção Civil italiana, Guido Bertolaso, deve viajar à região nesta sexta-feira para administrar a situação, como aconteceu há três anos, quando toneladas de lixo ficaram nas ruas da cidade de Nápoles, gerando uma crise social e política sem precedentes para o então governo de esquerda de Romano Prodi.

"A saúde da população não gera preocupação neste momento", afirmou Berlusconi, que se baseou em um relatório do ministro da Saúde, Ferruccio Fazio.

"Em 10 dias o aterro de Terzigno deixará de exalar os odores e fedores que preocupam a população", disse o premier.

Montanha de lixo, resíduos de comida e dejetos são vistos nas ruas do centro de Nápoles, tal como em 2007 e 2008.

A capital do sul da Itália está há 16 anos em "estado de emergência de resíduos" pela falta de incineradores e locais para o descarregamento, assim como pela falta de seleção prévia do lixo, o que agrava o problema.

Muitos suspeitam ainda que a máfia napolitana, a Camorra, se infiltrou no lucrativo mercado do processamento de dejetos.

Itália libera 14 milhões de euros para crise do lixo de Nápoles

Premier italiano, Silvio Berlusconi, em coletiva realizada em Roma


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir