Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-10-2010

Autoridades prestigiam Audiências Públicas da Ferrous
Sessões em Marataízes (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ) consolidaram-se como momentos de diálogo com as comunidades e os poderes públicos.
Autoridades prestigiam Audiências Públicas da Ferrous
Foto: Gabriel Lordêllo

Belo Horizonte, outubro de 2010 – Foram realizadas nessa quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em Marataízes (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ), respectivamente, mais duas Audiências Públicas referentes ao processo de licenciamento ambiental do Terminal Portuário da Ferrous Resources do Brasil em Presidente Kennedy (ES). As sessões foram conduzidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pelo licenciamento ambiental, e contaram com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais.

Em Marataízes, cerca de 300 pessoas estiveram presentes ao Centro de Convivência da Terceira Idade. A Audiência foi presidida pela coordenadora de Transportes da diretoria de Licenciamento do IBAMA, Mariana Graciosa Pereira. Fizeram parte da mesa o prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal; o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Cláudio Solares Sad; a diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), Sueli Passoni Tonini; o gerente de projetos do CEPEMAR, Ítalo Pazolini; o superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras; e a analista ambiental do IBAMA, Clarisse Veloso.

A sessão no município capixaba teve ainda a presença de representantes da Marinha do Brasil, da Polícia Civil, do Ministério Público do Espírito Santo, da comunidade em geral, do Instituto Federal Fluminense, vereadores e secretários de Marataízes.

Em São Francisco do Itabapoana, mais de 200 pessoas participaram da Audiência promovida no Salão Altos da antiga Padaria Real. A sessão foi novamente presidida pela coordenadora de Transportes do IBAMA, Mariana Graciosa Pereira, que convidou para compor a mesa o prefeito de São Francisco do Itabapoana, Carlos Alberto Silva Azevedo; o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre Cardoso; a analista ambiental do IBAMA, Clarisse Veloso; o superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras; e o gerente de projetos do CEPEMAR, Ítalo Pazolini.

Estiveram presentes à Audiência no município fluminense representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); da Guarda Civil; da Defesa Civil; do sindicato dos produtores rurais; da colônia Z1 de pescadores; da comunidade em geral; deputados estaduais; vereadores e secretários municipais de São Francisco do Itabapoana.

Em ambas as sessões foram apresentadas e discutidas informações sobre a Ferrous, o projeto portuário – composto de planta de filtragem, infraestrutura marítima e estruturas administrativas de apoio à operação e que receberá R$ 2,5 bilhões em investimentos – e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Elaborado pela consultoria CEPEMAR, o estudo contém o detalhamento dos meios biótico (fauna e flora), físico (solo, qualidade do ar e da água etc.), socioeconômico (renda, escolaridade etc.) e propostas para controlar os possíveis impactos causados pelo empreendimento na região.

Momentos democráticos – Somadas à primeira Audiência Pública, realizada em setembro em Presidente Kennedy, as sessões de Marataízes e São Francisco do Itabapoana consolidaram-se como momentos democráticos de diálogo com as comunidades e os poderes públicos, no sentido de discutir questões sensíveis referentes ao projeto.

"A postura da Ferrous é estabelecer parcerias para a adoção de medidas articuladas com os poderes públicos estaduais e municipais, de forma que as medidas mitigadoras dos impactos negativos e ações de potencialização dos impactos positivos sejam revertidas em prol das comunidades vizinhas", ressaltou Parreiras. A expectativa da empresa é que a Licença Prévia (LP) seja concedida pelo órgão licenciar até o fim do ano.

Sobre a Ferrous

Fundada em 2007, a Ferrous Resources do Brasil atua na pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro. Desde o início de seus projetos, a Ferrous vem recuperando passivos ambientais, como as minas de Esperança e Serrinha, em Brumadinho (MG). A empresa também possui as minas de Santanense, em Itatiaiuçu (MG); Viga, em Congonhas (MG); Viga Norte, em Itabirito (MG); e Jacuípe, em Coração de Maria (BA).

A mina de Viga será interligada ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy por um mineroduto de aproximadamente 400 quilômetros, que irá atravessar 22 municípios, sendo 17 em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo. A Ferrous também estuda a construção de usinas siderúrgicas – uma em Presidente Kennedy e outra em Juiz de Fora (MG) – e três usinas de pelotização próximas ao porto, mas esses projetos estão em fase de negociação com potenciais parceiros estratégicos.

Mais Informações | FSB Comunicações

Wagner Concha
31 8846.2908
[email protected]

Marx Fernandes
31 8806.9747
[email protected]


    Fonte: FSB Comunicações
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir