Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 27-10-2010

Jovens de Santa Helena fazem resgate histórico
Comunidade de Santa Helena apresenta vídeo com resgate histórico
Jovens de Santa Helena fazem resgate histórico
Foto: Andrei Costa Pereira

Mais um capítulo do projeto Resgate Histórico das Comunidades, patrocinado pela Samarco Mineração, foi apresentado na noite de ontem (25), na comunidade de Santa Helena, em Itapemirim.

O projeto, desenvolvido por jovens da comunidade, foi responsável pela edição de um vídeo-documentário mostrando a história da formação da comunidade, assim como a atual realidade local, suas potencialidades e deficiências encontradas.

Os jovens foram a campo e entrevistaram os primeiros moradores, que puderam relatar, de forma simples, como foi o início da comunidade – a primeira escola (que funcionava no secular casarão), as missas promovidas por um padre de Rio Novo, que eram realizadas nas casas dos próprios fiéis, e a história da construção da Igreja local.

No vídeo, os moradores também mostraram os produtos da agricultura rural e o artesanato confeccionado na comunidade.

"Capital Social"

De acordo com Gustavo Dias, diretor de Relacionamento com as Comunidades, da Samarco, o resultado do trabalho dos jovens foi emocionante e de valor imensurável – "A Samarco se orgulha em participar de movimentos como este, onde se expõe os valores do capital social de cada comunidade. É gratificante para nós podermos participar, de forma direta, do crescimento pessoal e coletivo, capacitando pessoas e as integrando, mostrando que elas são capazes", disse.

A vereadora Ana Lúcia, representante da comunidade, estava emocionada com a apresentação do projeto – "Dá muito orgulho e satisfação para todos nós da comunidade vermos jovens engajados em conhecer a nossa história. Este é um passo concreto para que possamos avançar ainda mais e, com isso, despertar em cada um o sentido crítico de cidadão", enfatizou, lembrando que a comunidade clama por maiores investimentos para jovens, como a construção de praças de esportes e apoio maior para o homem do campo – "Precisamos de maior atenção do Poder Público. Nossa comunidade carece de muitas coisas, mas a partir de um trabalho como este, realizado por jovens locais, enchemos nosso peito de orgulho ao vermos que o que não nos falta é consciência em valorizar nossas raízes", completou.

Envolvimento da Comunidade

Na pesquisa histórica, reportagens e elaboração do vídeo, trabalharam diretamente nove jovens, como segue a ficha técnica: Renata Almeida Delfino (Diretora e Repórter), Geane da Penha Leal (Pesquisadora), Eduarda Delfino Cabral (Cinegrafista), Bruno Peçanha (Pesquisador), Dainara Marchiori Peçanha (Repórter), Carolina de Souza Moreira (Operadora de Áudio), Janessa Ferreira Lima (Pesquisadora) e Gerlane Cabral (Operadora de Iluminação).

Além de dezenas de moradores que estiveram na Igreja local para a apresentação do vídeo, o evento também foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim, Estevão Machado, pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itapemirim, Flavio Ayub Fernandes, pelo representante da Fazenda Santa Helena, Josias Delfino, pela presidente da Associação de Moradores de Santa Helena, Verônica Cabral e pela representante da Prefeitura de Rio Novo do Sul, Maria Albertina.


Extraído do O Jornal Online
Acesse Ojornalonline


    Fonte:

Acesse Ojornalonline

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir