Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-02-2006

Vigilância Ativa
A Vigilância Sanitária de Marataízes inspecionou todos os estabelecimentos para verificar o estado de conservação e limpeza.
Vigilância Ativa
Maratimba.com

A Vigilância Sanitária de Marataízes inspecionou todos os bares, restaurantes, quiosque, supermercado e açougues, para verificar o estado de conservação e limpeza.

Na visita os funcionários da vigilância constataram diversas irregularidades em diversos estabelecimentos principalmente no tocante de higiene e manipulação de alimentos.

Depois da inspeção que começou antes do verão, onde também foi inspecionados os vendedores de coco, salgados, de papa e pamonha, a vigilância sanitária, veiculada a Secretaria de Saúde, orientou os proprietários dos estabelecimentos com problema, e baixou normas a serem seguidos pelos comerciantes.

A bioquímica Rose Marie Ramos, chefe da vigilância sanitária, argumentou que não adianta a fiscalização e punição dos estabelecimentos sem a participação dos consumidores."

É importante que as pessoas verifiquem normas básicas como se o vendedor possui uniformes, se a temperatura esta correta, as validades dos alimentos, banheiros limpos com lavatório e toalha limpa, entre outras". Mas a proibição que mais trouxe problema e reclamação foi a proibição da maionese caseira.

"O secretario de Saúde de Marataízes o medico Paulo Rezende (destaque na foto) sentencia que a maionese caseira apresenta diversos riscos a saúde, podendo provocar doenças que levam até a morte, enquanto a industrial o risco praticamente não existe."

O mais importante é contar com a parceria da população na fiscalização e ajuda dos estabelecimentos na melhor qualidade dos alimentos servidos.A cada dia os munícipes e turistas exigem produtos sadios que não tragam problemas a sua saúde."


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir