Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2010

Bin Laden diz que proibição do véu na França justifica ataque
Bin Laden disse que os muçulmanos podem responder com violência à proibição do uso do véu na França
Bin Laden diz que proibição do véu na França justifica ataque
Foto: AFP

Lynne Nahhas

DUBAI — O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, lançou um alerta contra a França nesta quarta-feira, afirmando que a decisão do governo de proibir o uso do véu islâmico em locais públicos justifica a violência contra seus cidadãos.

Em uma gravação de áudio divulgada pela rede de televisão Al-Jazeera, Bin Laden indica que o sequestro de estrangeiros - incluindo cinco franceses - no norte do Níger no mês passado, reivindicado pel braço norte-africano da Al-Qaeda, foi um aviso.

Ele exigiu que Paris retire suas tropas do Afeganistão.

"Como vocês erroneamente decidiram que têm o direito de proibir as mulheres muçulmanas de usar o véu, não é nosso direito expulsar seus conquistadores, matando-os?", indaga Bin Laden na gravação, referindo-se aos soldados franceses.

"O sequestro de seus especialistas no Níger (...) foi uma retaliação à tirania que vocês praticam contra a nossa nação muçulmana".

"Como é possível interferir nos assuntos muçulmanos, especialmente no norte e oeste da África, e apoiar seus agentes contra nós e explorar a maioria de nossos recursos através de transações suspeitas, enquanto nosso povo sofre com a pobreza e a miséria", afirmou Bin Laden no discurso, de 1 minuto e 55 segundos.

Os sete reféns - cinco franceses, um togolês e um malgaxe - foram levados em uma cidade de mineração de urânio no Níger na madrugada de 16 de setembro.

Os serviços de inteligência acreditam que o grupo tenha sido levado para o deserto do Saara, na fronteira com Mali.

O líder da Al-Qaeda alertou o governo francês de que a manutenção de seu papel na força da Otan no Afeganistão terá reflexos em sua segurança doméstica.

"A maneira de proteger sua segurança é acabar com a tirania contra nossa nação, e mais importante, se retirar da guerra maldita do (ex-presidente americano George W.) Bush no Afeganistão", disse Bin Laden na mensagem, cuja autenticidade ainda não pôde ser confirmada.

"Como vocês podem participar da ocupação de nossos países e apoiar os americanos na matança de nossas mulheres e crianças, e esperar viver em paz e segurança?", perguntou.

"É muito simples - quando você mata, você será morto; quando faz reféns, será feito refém; e quando compromete nossa segurança, nós comprometeremos a sua".

Osama Bin Laden começa sua mensagem dirigida ao povo francês.

No dia 30 de setembro, o braço da Al-Qaeda no Norte da África publicou uma fotografia e uma gravação de áudio de sete reféns, a maioria funcionários e terceirizados do grupo nuclear francês Areva.

O governo francês disse estar disposto a negociar com os sequestradores, mas ainda não recebeu nenhum contato do grupo.

Bin Laden diz que proibição do véu na França justifica ataques
Bin Laden disse que os muçulmanos podem responder com violência à proibição do uso do véu na França



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir