Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2010

Tarek Aziz, fiel porta-voz de Saddam Hussein
Tarek Aziz, �nico crist�o entre os colaboradores pr�ximos de Saddam Hussein, condenado � morte...
Tarek Aziz, fiel porta-voz de Saddam Hussein
Foto: AFP

BAGD� � Tarek Aziz, �nico crist�o entre os colaboradores pr�ximos de Saddam Hussein, condenado � morte nesta ter�a-feira pela Alta Corte Penal iraquiana, ap�s passar os �ltimos sete anos na pris�o, foi durante duas d�cadas a voz de um regime primeiro apoiado pelo Ocidente e depois considerado inimigo.

Tarek Aziz, f� dos bons charutos e whiskys, nasceu no dia 28 de abril de 1936 em uma fam�lia pobre da regi�o de Mossul (norte), e rapidamente ascendeu no governo iraquiano, gra�as ao seu dom�nio perfeito do ingl�s e a sua compet�ncia como incans�vel advogado de um regime cada vez mais contestado.

Amigo do ditador iraquiano, foi ministro da Informa��o, e depois vice-primeiro-ministro de 1979 a 2003, tendo como fun��o complementar a de ministro das Rela��es Exteriores, de 1983 a 1991.

Ele se rendeu �s tropas americanas no final do m�s de abril de 2003, e estava detido desde ent�o na pris�o americana de Camp Cropper, perto de Bagd�.

Em mar�o de 2009 foi condenado a 15 anos de pris�o por "crimes contra a humanidade" no caso da execu��o de 42 comerciantes em 1992. E em agosto foi condenado a outros sete anos por seu papel na repress�o contra os curdos xiitas nos anos 1980.

Muito debilitado devido � pris�o, segundo sua fam�lia, foi v�tima na metade de janeiro de um ataque card�aco e transferido em "estado grave" para um hospital em uma base americana, segundo seu advogado, Badia Aref.

Em 1980, foi encarregado por Saddam Hussein de mobilizar o apoio do Ocidente para o regime laico que atacou o Ir�, considerado ap�s a revolu��o isl�mica uma teocracia amea�adora.

Aziz foi o art�fice da retomada das rela��es diplom�ticas entre Washington e Bagd� em 1984. Encontrava-se igualmente confort�vel tanto em Moscou como em Paris, que apoiavam o regime iraquiano.

Seu trabalho complicou-se ap�s a invas�o do Kuwait em agosto de 1990.

Sabe-se que Aziz tinha d�vidas sobre a realiza��o desta invas�o, mas no Iraque da �poca ningu�m podia contestar a vontade de Saddam Hussein.

E n�o seria ele, o representante de uma minoria tolerada, os caldeus, cuja lealdade a Saddam era lend�ria, que seria contr�rio � invas�o. Corriam rumores de que ele se levantava toda vez que o presidente iraquiano telefonava.

No fim dos anos 1950, Aziz entrou no partido Baath, uma organiza��o clandestina que combatia a monarquia e o poderoso Partido Comunista iraquiano.

Ele era jornalista e organizou a propaganda do Partido Baath, legalizado em 1963 com o golpe militar dos baassistas e nacionalistas, aliados contra os comunistas.

Quando os baassistas chegaram finalmente ao poder ap�s o golpe de Estado de 1968, Tarek Aziz escalou a hierarquia do governo para ocupar em 1977 o �rg�o supremo, o Conselho de Comando da Revolu��o.

Em 1979, atrelou definitivamente seu destino ao de Saddam Hussein, quando este, ent�o vice-presidente, derrubou o presidente Ahmed Hassan al-Bakr, e tomou o controle do pa�s.

Sem ser um ator central, foi c�mplice de todas as crueldades e brutalidades de um regime de terror, que iam da elimina��o de opositores pol�ticos aos massacres de curdos e xiitas.

Aziz denunciou "a grande mentira" das acusa��es ocidentais a respeito do arsenal iraquiano de armas de destrui��o em massa e resumiu com a f�rmula "petr�leo e Israel" as raz�es pelas quais a guerra de 2003 foi inevit�vel.

Tarek Aziz, fiel porta-voz de Saddam Hussein
Tarek Aziz, �nico crist�o entre os colaboradores pr�ximos de Saddam Hussein, condenado � morte...


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir