Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 28-10-2010

Alemanha e França querem alterações a Tratado de Lisboa
A alteração do Tratado de Lisboa que foi aprovado há menos de um ano está a ser alvo de polémica.
Alemanha e França querem alterações a Tratado de Lisboa
Foto: /www.tvi24.iol.pt

A alteração do Tratado de Lisboa que foi aprovado há menos de um ano está a ser alvo de polémica. A França e a Alemanha querem reforçar as regras de gestão fiscal para evitar que se repitam novas crises de dívida. Começa esta quinta-feira uma cimeira em Bruxelas onde o assunto vai ser discutido.

De acordo com o «El País», esta alteração ao Tratado, proposta na semana passada pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, está a dividir os países da União Europeia. A França e a Alemanha querem evitar que se repitam crises como as que estão a ocorrer na Grécia, Espanha, Portugal e Irlanda.

Merkel quer a reforma do Tratado, em contrapartida propõe flexibilizar as sanções para países com défice excessivo. A chanceler defende que um país que não cumpra as regras orçamentais perca temporariamente o direito de voto no Conselho de Estado. Merkel conta já com o apoio de Sarkozy.

De acordo com a Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, acredita que «será possível um acordo que garanta o equilíbrio entre as diferentes posições», mas «será sempre, sem dúvidas, arriscado um processo de ratificação de um novo tratado».

Os líderes europeus querem também planear nesta cimeira os eventos internacionais que se vão realizar nas próximas semanas.

Fonte: /www.tvi24.iol.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir