Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 28-10-2010

Professora acusada de abusar de alunas será transferida
Diretor de escola e funcionários de motel vão ser ouvidos pela polícia
Professora acusada de abusar de alunas será transferida
Foto: O globo

A professora de matemática acusada de manter relações sexuais com duas adolescentes de 13 anos, que eram suas alunas, será transferida na tarde desta quinta-feira (28) para uma carceragem da Polinter. De acordo com o delegado Ângelo Lage, da 33ª DP (Realengo), responsável pelas investigações, de lá, Cristiane Maciel Barreira, de 33 anos, deverá ser encaminhada para uma cela individual do Complexo Penitenciário de Bangu por ter nível superior completo.

A educadora foi presa na quarta-feira (27) por policiais civis quando chegava à casa da mãe no bairro de Realengo, zona oeste da capital fluminense. Apesar de estar em período da lei eleitoral – que permite prisões a cinco dias das eleições somente em casos de flagrante -, o delegado afirmou que a prisão se enquadra nesta tipificação já que "o código penal diz que flagrante também é a prisão que ocorre em perseguição, mesmo horas após o crime ter sido cometido".

Cristiane irá responder pelos crimes de estupro de vulnerável e corrupção de menores e, se for condenada, poderá cumprir uma pena de até 30 anos de prisão. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informou em nota que uma sindicância interna foi instaurada para apurar o caso. Dependendo do resultado, ela poderá ser exonerada.

O diretor da Escola Municipal Rondon e funcionários do motel Bariloche, onde a professora esteve com uma das alunas, serão convocados a prestar depoimento, segundo informações da polícia. A reportagem do iG entrou em contato com o diretor da instituição de ensino, mas ele declarou que está proibido pela Secretaria Municipal de Educação de dar declarações sobre o caso.

Investigações

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início quando a mãe de uma das adolescentes registrou queixa de desaparecimento da filha, que não era encontrada desde segunda-feira. A mãe da jovem afirmou que era a segunda vez que a adolescente não aparecia em casa por mais de 48h. A primeira vez ocorreu em agosto deste ano. Na época, a menina reapareceu e a mãe ficou desconfiada da professora, pois a adolescente recebia ligações telefônicas dela.

A mãe chegou a fazer uma queixa para o diretor da Escola Municipal Rondon, onde a jovem estudava, e ele transferiu a educadora de unidade, a pedido da Secretaria Municipal de Educação. Após o relato da mãe, os policiais civis foram, então, até a casa da professora e souberam pelo marido da acusada que ela estava desaparecida, também, desde segunda-feira.

Prisão

Vários agentes ficaram em prontidão em locais onde as duas poderiam estar juntas. Cristiane foi presa na casa da própria mãe, às 4h da madrugada de quarta-feira, e confessou que estava com a jovem em um motel.

Segundo o delegado, a professora deu detalhes de sua relação com uma das alunas e admitiu que a acariciava nas partes íntimas. Em seu depoimento, ela acrescentou que vinha se relacionando com a adolescente desde maio e que costumava manter relações sexuais com a menor no horário escolar, para evitar que os parentes suspeitassem.

No interrogatório, a mulher disse que está apaixonada pela adolescente e que deseja ter uma relação aberta e séria com a jovem. A professora também confessou que em uma ocasião também levou ao motel uma colega da jovem da mesma idade, 13 anos.

Em seu blog "Matemática e muito mais", a professora descreve a tarefa de lecionar matemática como um desafio. "Tenho observado que nem sempre é uma tarefa fácil apresentar aplicações interessantes dos temas abordados em sala de aula motivando os alunos e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, envolvente e significativo", relata.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir