Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 28-10-2010

Outubro Rosa
Mais de 150 mulheres já foram atendidas na programação do “Outubro rosa” em Itapemirim
Outubro Rosa
Foto: Bruna Hemerly

"Estamos alcançando o resultado." Afirma a Enfermeira Ana Paula Damasceno, em relação ao cronograma do "Outubro Rosa" que vem sendo cumprido pela equipe das Enfermeiras Municipais.

O objetivo do "Outubro Rosa" é conscientizar a população feminina em relação ao câncer de mama, a importância do auto-exame, e a realização do exame preventivo. Em Itapemirim, já foram atendidas cerca de 160 mulheres, com idade entre 25 a 59 anos. A expectativa é que esse número aumente, quando todas as Unidades de Saúde do Interior forem atendidas.

Segundo a Enfermeira Ana Paula, a Secretaria Municipal de Saúde conhece as limitações da população do Interior para vir até a sede receber atendimento, por isso foi elaborado um cronograma da Unidade Móvel, para que nenhuma comunidade se sinta prejudicada.

Os mutirões de atendimento já aconteceram nas Unidades de Saúde de Itaóca, Itaipava, Campo Acima, Graúna e na Sede do Município, as outras localidades serão atendidas durante o mês de novembro.

A Enfermeira explica que o exame preventivo ginecológico pode ser feito uma vez no ano, mas o auto-exame para detectar o câncer de mama, deve ser repetido todo mês, 10 dias após a menstruação.

As mulheres que foram atendidas aprovaram a intenção e o resultado dos mutirões.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemerim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir