Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-10-2010

Praia de Búzios onde baleia encalhou é liberada para o banho
Após a morte do animal, biólogos orientaram banhistas a evitar a praia. Segundo a prefeitura, corrente marinha "levou" o sangue e óleo do animal.
Praia de Búzios onde baleia encalhou é liberada para o banho
www.g1.globo.com

A Prefeitura de Búzios informou nesta quinta-feira (28) que o banho de mar na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos, está liberado. Na madrugada de quarta-feira (27), uma baleia morreu depois de ficar encalhada por mais de 36 horas. Após a morte da baleia, biólogos aconselharam que os banhistas evitassem o banho de mar em Geribá porque o óleo do animal poderia atrair tubarões.

Segundo a prefeitura, por ser uma praia de mar aberto, a corrente marinha "limpou e levou embora" os resquícios de sangue e óleo do animal que tenham sido liberados no ambiente. Agentes da Secretaria municipal de Serviços Públicos também fizeram a limpeza total da areia.

Baleia é levada para aterro
A baleia que estava encalhada há quase dois dias na praia de Geribá foi levada para um aterro sanitário. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, o corpo da baleia foi cortado para facilitar o transporte do animal, da espécie jubarte, com cerca de 12 metros e 25 toneladas.

Normalmente, segundo a Secretaria, o animal seria enterrado na própria praia. Mas, como seria necessário cavar muito fundo, haveria o risco de a carcaça da baleia ficar próxima do lençol freático e contaminar a água usada na região. Numa cova mais rasa, a baleia poderia ser descoberta pelas marés e ficar apodrecendo na praia, explicou a secretária Adriana Saad, que tomou a decisão em conjunto com os especialistas.

Animal entrou em choque, diz instituto
Segundo o veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, que vinha acompanhando a tentativa de salvamento do animal, a baleia entrou em choque, seguido por uma convulsão e morreu por volta de 0h30 desta quarta, frustrando a operação do Corpo de Bombeiros, que pretendia devolver o animal ao mar nas primeiras horas da manhã de quarta.

"Quando a maré baixou que ele ficou inteirinho no seco, a respiração dele ficou muito mais comprometida. Ele já estava com os órgãos sendo comprimidos desde o começo do encalhe, na segunda-feira, e ele acabou entrando em convulsão e vindo a óbito por volta da meia-noite e meia", explicou Marcondes.

Um rebocador cedido pela Petrobras chegou à praia na tarde desta terça-feira (26) e seria usado na operação de resgate. De acordo com informações dos bombeiros do município, a embarcação estava a 1,6 mil metros da praia e pronto para iniciar o desencalhe. O animal, que estava amarrado por cordas e posicionado de frente para o mar, seria puxado assim que a maré subisse durante a madrugada.

Cerca de 300 pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros, entre moradores da região e turistas. Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada de terça acampados na praia, para monitorar as condições do animal. "Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva", contou o voluntário Raoni Lemos.

De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.

Fonte: Do G1 RJ
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir