Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-10-2010

Velório de Kirchner termina em Buenos Aires
Foto da presidência argentina mostra Cristina Kirchner arrumando arranjo de flores em frente ao caixão do marido
Velório de Kirchner termina em Buenos Aires
Foto: AFP

BUENOS AIRES — O velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner terminou nesta sexta-feira ao meio-dia na Casa Rosada, em Buenos Aires, um evento que se transformou em um fórum popular com pessoas que marchavam gritando slogans políticos ou fazendo discursos inflamados.

Após o fechamento da área do velório, estava previsto que o cortejo fúnebre de Kirchner percorresse as ruas de Buenos Aires até o aeroporto. Lá, o caixão iniciará sua viagem até Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, onde será enterrado.

As cenas de apoio à presidente Cristina Kirchner, sua viúva, sucederam-se nesta sexta-feira na Casa Rosada.

"Obrigada Néstor, nem um passo atrás!", "Força Cristina!", repetia o público nas honras ao líder peronista morto na quarta-feira vítima de uma parada cardiorrespiratória, em efusivas declarações ante Cristina Kirchner, a família e funcionários de governo.

Os jovens foram maioria entre as milhares de pessoas que marcharam desde a manhã de quinta-feira para se despedir do líder peronista, formando filas de até dois quilômetros.

A presidente voltou na manhã desta sexta-feira ao velório público de seu marido no Salão dos Patriotas Latino-Americanos na Casa Rosada, sede do governo, enquanto começava a chover em Buenos Aires.

Um aplauso recebeu a presidente, que chegou acompanhada de seus filhos, Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 19, e ao entrar na sala vestida de preto e com óculos escuros, antes se der ordenada uma extensão da cerimônia até o meio-dia.

Em frente ao caixão, alguns cantavam slogans políticos, outros recitavam poesias ou faziam discursos, vestidos com as cores azuis e brancas, deixando flores e cartas para o ex-presidente.

"Kirchner presente!, Kirchner presente! Agora e sempre, agora e sempre", gritou um grupo de militantes que passou em frente ao caixão fazendo o sinal da vitória "V" com os dedos, tradicional do peronismo.

Um homem com uma pequena bandeira da Argentina nas mãos começou a entoar as estrofes do Hino Nacional, arrastando em sua homenagem a presidente e todos os presentes na capela-ardente.

Um grupo de trabalhadores de uma construção passou com os capacetes para o alto e a presidente se aproximou do cordão de segurança para abraçá-los, depositando sobre o caixão um dos capacetes amarelos.

Velório de Kirchner termina em Buenos Aires

Foto da presidência argentina mostra Cristina Kirchner arrumando arranjo de flores em frente ao caixão do marido


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir