Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-11-2010

Finados com lápides roubas e violação de sepultura.
O cemitério da Vila do Itapemirim, é um mais antigos do Estado, com túmulos e jazigos que remontam o começo do século passado.
Finados com lápides roubas e violação de sepultura.
Foto: José Rubens Brumana

O cemitério da Vila do Itapemirim, é um mais antigos do Estado, com túmulos e jazigos que remontam o começo do século passado. Sua capacidade já foi aumentado ns últimos anos.

Apesar da limpeza em seu interior com cal e capina, o que se presenciou foram diversos túmulos violados ou caidos e mostrando em seu interior esqueletos humanos numa cena que chocou o aposentado Salustino Oliveira de Souza, que veio do Rio de Jameiro para prestar homenagens a menbros de sua família ali enterrado.

" Parece cena de filme macabro, um desrespeito aos mortos", disse lembrando que é da responsabilidade da família zelar pelo túmulo mas ponderou que a administração deveria fazer algo no local. Uma comerciante de Marataízes, que estava nesse último sábado limpando o túmulo do seu pai, verificou que mais uma vez a lápide foi rouba. Informou que essa é a terceira lápide levada.

Disse ainda que até um crucifixo foi afanado pelos ladrões de túmulos." Já não se respeita nem os vivos quem dirá dos mortos", questionou. Vários relatos de lápides e crucifixos furtados.

Até tampa de mármore são levadas pelos violadores. A reportagem pode lamentavelmente constatar o descaso e abandono, tanto familiar, quando do poder público, do túmulo do poeta Narciso Aráujo e sua irmã Joaquina da Costa Araújo. Dona Quiquina Araujo, como era carinhosamente tratada, foi uma das primeiras alfabetizadora em Itapemirim. Seu irmão o poeta e advogado Narciso Araújo ficou conhecido no mundo literário como "Principe dos Poeta Capixabas".

No abandono de sua lápide tem escrito os seus último versos: "Deixa pulsar na lira o coração. Um verso às vezes diz a vida toda". Não por acaso que também era conhecido como o "Solitário do Itapemirim".









    Fonte: José Rubens Brumana
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir