Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-11-2010

Implante na retina ajuda alguns cegos a verem formas
Cientistas alemães desenvolveram um implante ocular que permitiu a alguns cegos verem letras, sombras e formas. Ainda está em fase experimental mas é já uma esperança sem precedentes para pessoas com retinite pigmentosa.
Implante na retina ajuda alguns cegos a verem formas
Foto: /sic.sapo.pt/

Os últimos números da Organização Mundial de Saúde estimam que em 2003, havia no Mundo entre 40 a 45 milhões de cegos e cerca de 135 milhões de pessoas tinham insuficiência visual. Destes muitos milhões, cerca de 200 mil pessoas que sofrem de retinite pigmentosa têm agora uma nova esperança.

Um grupo de cientistas alemães desenvolveu um implante ocular que permitiu a três cegos identificarem formas e objectos. Vários peritos acompanharam a experiência e estão muito entusiasmados com a descoberta.

O dispositivo ocular tem três milímetros quadrados e a espessura é de apenas um décimo de milímetro e é colocado por baixo da retina.

O implante contém 1500 sensores microscópicos de luz ligados a amplificadores e a eléctrodos que substituem os receptores de luz naturais do olho que se perdem com a doença degenerativa da retina.

Eberhart Zrenner, que além de director do Instituto de Oftlamologia da Universidade de Tuebingen, Alemanha, é também director da empresa responsável por produzir os implantes, afirma que os testes deverão estar concluídos dentro de dois ou três anos e que o próximo passo consiste em alargar as experiências a pelo menos 25 pacientes na Europa.

Os investigadores alertam que há ainda muito para desenvolver mas, se tudo correr bem, dentro de cinco anos o implante estará disponível no mercado.

Fonte: /sic.sapo.pt/
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir