Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-11-2010

Forbes: Hu Jintao destrona Obama na lista dos poderosos
Presidente chin�s Hu Jintao em visita a Paris
Forbes: Hu Jintao destrona Obama na lista dos poderosos
Foto: AFP

WASHINGTON � O presidente chin�s Hu Jintao lidera a classifica��o da revista americana Forbes das personalidades mais poderosas do planeta, destronando o americano Barack Obama, v�tima da vit�ria republicana nas elei��es legislativas de ter�a-feira. A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, � a 16� da lista de 68 personalidades.

Dilma est� � frente de nomes como o presidente da Apple, Steve Jobs (17� lugar), o presidente da Fran�a, Nicolas Sarkozy (19� lugar) e a secret�ria de Estado americana, Hillary Clinton (20� lugar).

O empres�rio brasileiro Eike Batista tamb�m apareceu na lista, em 58� lugar.

Em rela��o ao presidente da China, segundo a Forbes, Hu Jintao "exerce um controle quase ditatorial sobre 1,3 bilh�o de pessoas, um quinto da popula��o mundial".

"Ao contr�rio dos l�deres ocidentais, Hu pode desviar rios, construir cidades, p�r dissidentes na pris�o e censurar a internet sem intromiss�o de burocratas irritados ou tribunais", diz a revista.

O presidente Obama acaba de sofrer "uma esp�cie de derrota" com a vit�ria republicana nas elei��es de metade do mandato, considera a Forbes.

"Ap�s ter promulgado amplas reformas durante seus dois primeiros anos no poder, Obama vai, nos pr�ximos, ser bloqueado no momento de aplicar seu programa", diz a revista.

O rei Abdullah da Ar�bia Saudita chega na terceira posi��o na lista dos mais poderosos, seguido pelo premier russo Vladimir Putin, do Papa Bento XVI e da chanceler alem� Angela Merkel. O l�der da Al-Qaeda, Osama bin Laden, � o 57�.

M�s passada, a Forbes posicionou a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na lideran�a das mulheres mais poderosas do planeta.

A revista, propriedade do bilion�rio Steve Forbes, um ex-candidato republicano � elei��o presidencial americana, havia sido alvo da irrita��o da Casa Branca, em setembro, ap�s a publica��o de um artigo afirmando que Barack Obama estava corro�do pelo "anticolonialismo" que herdou de seu pai queniano.

A seguir, a lista dos 20 mais poderosos segundo a Forbes.

1� Hu Jintao

2� Barack Obama

3� Abdullah bin Abdul Aziz al Saud

4� Vladimir Putin

5� Papa Bento 16

6� Angela Merkel

7� David Cameron

8� Ben Bernanke

9� Sonia Gandhi

10� Bill Gates

11� Zhou Xiaochuan

12� Dmitry Medvedev

13� Rupert Murdoch

14� Silvio Berlusconi

15� Jean-Claude Trichet

16� Dilma Rousseff

17� Steve Jobs

18� Manmohan Singh

19� Nicolas Sarkozy

20� Hillary Clinton

...

58o. Eike Batista

Forbes: Hu Jintao destrona Obama na lista dos poderosos; Dilma � a 16�

Presidente chin�s Hu Jintao em visita a Paris


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir